Percepções de alunos com deficiência intelectual no ensino remoto

Reflexões sobre a linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4370

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência intelectual, Estudo de contexto, Estratégias pedagógicas, Dificuldades de leitura e escrita

Resumo

O ensino remoto adotado em decorrência do advento da pandemia do novo coronavírus levou instituições escolares a repensarem suas práticas pedagógicas. No tocante ao ensino de pessoas com deficiência intelectual (DI), tendo em vista que suas dificuldades vivenciadas no cotidiano escolar podem ser potencializadas, a utilização de estratégias pedagógicas alternativas para promover a inclusão torna-se fundamental. Dessa maneira, este estudo apresentou um panorama da realidade de dois alunos com DI em relação às suas dificuldades, adaptações pedagógicas e apoio familiar para os seus estudos. Para tanto, foi realizado um estudo de contexto no intuito de fazer um levantamento das percepções desses estudantes sobre sua aprendizagem a fim de propor possíveis ações inclusivas frente ao ensino remoto. Além disso, uma estudante foi acompanhada ao longo de toda uma disciplina, levando-se em consideração os dados obtidos com a realização do estudo de contexto. Verificamos que as principais dificuldades encontradas pelos alunos eram relacionadas às habilidades de leitura e escrita e que esses entraves podem ser sanados a partir de um acompanhamento contínuo, bem como através da utilização de abordagens metodológicas diversificadas, priorizando o uso de imagens. Constatamos que um olhar diferenciado pelo professor e um diálogo constante com o aluno com DI desempenham um papel primordial para a efetivação da sua inclusão, oportunizando-se novas formas de apropriação dos conhecimentos e garantindo um ensino que atenda às suas necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Rafael Medeiros, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Professor Efetivo no IFRN campus Ipanguaçu. Mestre em Ecologia pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFRN. Desenvolve pesquisas na área de Educação Inclusiva, Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase interdisciplinar, Educação Ambiental e Análise Ambiental, e atua como coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRN, Campus Ipanguaçu.

Downloads

Publicado

2021-01-22

Como Citar

MEDEIROS, L. R.; TAVARES, L. R. Percepções de alunos com deficiência intelectual no ensino remoto: Reflexões sobre a linguagem. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 150–171, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4370. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4370. Acesso em: 26 abr. 2024.