Letramentos a distância na (e na pós) pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3603

Palavras-chave:

Letramento a distância, Ensino remoto, Educação Básica, Pandemia

Resumo

Neste ensaio, discuto a questão dos letramentos no contexto atual de pandemia de Covid-19, a fim de repensar a educação, em particular a educação básica, através de uma reflexão que envolve revisitar o passado, analisar criticamente o presente para, então, imaginar o futuro. Faço um exercício crítico dialético, em que as ideias se desenvolvem a partir de teses, antíteses e sínteses, de uma forma ambivalente, procurando ver tensões, contradições e diálogos comuns, sem endeusar ou demonizar possibilidades. Concluo que é preciso estabelecer diretrizes aos professores que sejam factíveis e flexíveis, sobretudo em relação à infraestrutura tecnológica mínima e às condições de trabalho dos docentes, respeitando a realidade de cada contexto e as propostas pedagógicas de cada escola. Neste momento, é fundamental também que as escolas e os professores considerem a diversidade de estudantes atendidos, buscando verificar que recursos os alunos efetivamente têm para propiciar oportunidades de aprendizagem a todos.

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Referências

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Publicado

2020-07-20

Como Citar

PINHEIRO, P. Letramentos a distância na (e na pós) pandemia. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 355–369, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-3603. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3603. Acesso em: 25 dez. 2024.