Letramentos a distância na (e na pós) pandemia

Palavras-chave: Letramentos a distância, Pandemia

Resumo

Este texto é uma versão de uma palestra que proferi no dia 5 de maio de 2020, transmitida pelo canal do Youtube “Multiletramentos e ensino” , que é organizado pelo grupo de pesquisa do CNPQ “Multiletramentos na escola por meio da Hipermídia”, coordenado por mim. Destaco também, já de início, que, ao usar no título deste texto o termo “letramento a distância” (LaD), procuro estabelecer um contraponto com o termo “educação a distância (EaD), assim como busco ir além da discussão atual sobre uso das tecnologias no contexto da pandemia. Com isso, os objetivos deste texto são dois: 1) discutir a questão dos letramentos no contexto atual de pandemia; 2) fazer desse momento tão único e complexo uma possibilidade de repensar a educação, em particular a educação básica, através de uma reflexão que envolve revisitar o passado, analisar criticamente o presente para, então, imaginar o futuro. Ao traçar esses objetivos, procuro fazer um exercício crítico dialético, em que as ideias se desenvolvem a partir de teses, antíteses e sínteses, de uma forma ambivalente, procurando ver tensões, contradições e diálogos comuns, sem endeusar ou demonizar possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOYM, Svetlana. The Future of Nostalgia. New York: Basic Books, 2001.

CERVETTI, Gina, PARDALES, Michael J.; DAMICO, James S. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, v. 4, n. 9, Apr. 2001.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Education as the practice of freedom. Tradução de M. B. Ramos. In: Education for critical consciousness. New York: The Continuum Publishing, 1982. p. 1-84.

______. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GEE, James Paul. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. 2. ed. London: Taylor & Francis, 1996.

KNOBEL, Michelle; LANKSHEAR, Collin. A new literacies sampler. New York: Peter Lang, 2007.

LUKE, Allan. Foreword [Prefácio]. In: McLAUGHLIN, Maureen; DEVOOGD, Glenn. Critical literacy: enhancing students’ comprehension of text. New York: Scholastic, 2004.

PINHEIRO, Petrilson. Pesquisa em contextos de ensino e aprendizagem por meio do uso da internet: uma ecologia de saberes, Educação e Pesquisa (Online),Vol. 44, pp.69-84, 2018.

Publicado
2020-07-20
Como Citar
PINHEIRO, P. Letramentos a distância na (e na pós) pandemia. Revista Linguagem em Foco, v. 12, n. 2, p. 355-369, 20 jul. 2020.