Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais

Uma discussão epistemológica para uma educação crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-9347

Palavras-chave:

Web 2.0, Fake news, Redes sociais, Educação crítica

Resumo

O objetivo deste artigo é fornecer uma discussão epistemológica sobre as fake news, entendendo-as não apenas como notícias falsas, mas, de uma forma mais ampla, como informações falsas provenientes de ações deliberadas de desinformação, movidas por interesses econômicos, políticos, ideológicos e sociais, divulgadas em mídias impressas, televisivas, radiofônicas e digitais (online), mormente em redes sociais da internet. Para tanto, discuto a ideia de participação na internet, tomando como base o conceito de Web 2.0, situando-o à luz do conceito de multissinóptico. Em seguida, mostro como elementos de natureza sociotécnica das redes sociais da internet, ao envolverem agentes humanos e não humanos, são mais complexos do que os meios tradicionais de comunicação de massa, e como isso contribui para a produção e proliferação de fake news. Por fim, teço algumas considerações sobre o que entendo como educação crítica para lidar com as fake news no contexto atual, buscando, assim, apresentar algumas alternativas que sejam factíveis e possam nos fazer “esperançar” o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BIESTA, G. Learner, Student, Speaker: Why it matters, how we call those we teach. Educational Philosophy and Theory, v. 42, 2010, pp. 540-552.

BLOMMAERT, J. “Political Discourse in Post-Digital Societies”. Trabalhos em Linguística aplicada. vol. 59 (1). Campinas Jan./Apr. 2020, pp. 390-403. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/Qz3ZHtchxfwRhWdK5V6dvCF/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 07 jan. 2021.

BRUNS, A. “Towards Produsage: futures for user-led content production”. In: International Conference On Cultural Attitudes Towards Technology And Communication. Perth: Murdoch University, 2006.

BUCCI, Eugênio. A Superindústria do Imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível, Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.

FREIRE, P. Education as the practice of freedom. Tradução de M. B. Ramos. In: Education for critical consciousness. New York: The Continuum Publishing, 1982. pp. 1-84.

LÉVY, P. Ciberdemocracia. Tradução: Alexandre Emilio. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.

MATHIESEN, T. “The viewer society: Michel Foucault’s ‘panopticon’ revisited”. Theoretical Criminology. V 1(2), London, Sage, 1997, pp. 215-232.

MCLUHAN, M. A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. Tradução: de Leônidas Gontijo de Carvalho e Anísio Teixeira. São Paulo: Editora Nacional, Editora da USP, 1972.

MONTE MÓR, W. “Crítica e Letramentos Críticos: Reflexões Preliminares”. In: C H Rocha e R F Maciel (Orgs). Língua Estrangeira e Formação Cidadã: Por entre Discursos e Práticas. Campinas: Ed Pontes, 2015, pp. 31-50.

NIETZSCHE, F. Obras incompletas. Coleção os pensadores. São Paulo: Abril cultural. 2005.

O’REILLY, T. What is Web 2.0? Design patterns and business models for the next generation of software. 2005. Disponível em: www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html. Acesso em 3 April, 2018.

PINHEIRO, P. escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. Calidoscópio (Unisinos), v. 9, p. 224-237, 2011.

PINHEIRO, P. A era do “multissinóptico”: que (novos) letramentos estão em jogo? Educação em Revista (UFMG. Impresso), v.30, pp.137-160, 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/ypsFfjb53py3bjmSqFFtcfK/?lang=pt. Acesso em:19 abr. 2020.

PINHEIRO, P. Pesquisa em contextos de ensino e aprendizagem por meio do uso da internet: uma ecologia de saberes. Educação e Pesquisa, 44, 2018, pp. 1-15. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/m9FwX6cnRtP6BZmZc4g9Z6K/. Acesso em: 20/04/2020.

SINGH, G. The Death of Web 2.0: Ethics, Connectivity and Recognition in the Twenty-First Century. Abingdon: Routledge, 2019.

ZUBOFF, S. The Age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power. New York: Public Affairs, 2019.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

PINHEIRO, P. Da utopia da participação global na Web 2.0 às fake news nas redes sociais: Uma discussão epistemológica para uma educação crítica . Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 9–28, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-9347. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9347. Acesso em: 20 abr. 2024.