Avaliações externas no município de Fortaleza: entendendo a configuração do DCRFor sob uma perspectiva crítica
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025009Palabras clave:
Avaliações externas, Pedagogia Crítica, Diretrizes CurricularesResumen
Este artigo analisa criticamente as avaliações externas e a estrutura curricular expressas no Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor), ainda, como tal documento se contrapõe à perspectiva freiriana de educação. Objetiva-se contribuir com os referenciais bibliográfico e pedagógico, no que estes representam como necessidade de se questionar se as avaliações em ampla escala estão de fato fomentando a formação crítica de docentes e estudantes, ou seja, se o Documento contempla o desenvolvimento pleno do indivíduo em uma sociedade de classes. A discussão desenvolve-se enfocando o DCRFor explorado em sua textualidade. O método de abordagem se alicerça em autores do materialismo histórico-dialético, como Engels (2020), Gadotti (2024), Freire (2022). Os resultados alcançados, à luz do pensamento de Paulo Freire, constroem uma compreensão científica dos documentos oficiais, considerando-os numa posição contrária a uma educação libertadora, no que participam do projeto neoliberal, reprodutor da cultura do silêncio e da antidemocracia na escola pública.
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