Avaliações externas no município de Fortaleza: entendendo a configuração do DCRFor sob uma perspectiva crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025009

Palabras clave:

Avaliações externas, Pedagogia Crítica, Diretrizes Curriculares

Resumen

Este artigo analisa criticamente as avaliações externas e a estrutura curricular expressas no Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor), ainda, como tal documento se contrapõe à perspectiva freiriana de educação. Objetiva-se contribuir com os referenciais bibliográfico e pedagógico, no que estes representam como necessidade de se questionar se as avaliações em ampla escala estão de fato fomentando a formação crítica de docentes e estudantes, ou seja, se o Documento contempla o desenvolvimento pleno do indivíduo em uma sociedade de classes. A discussão desenvolve-se enfocando o DCRFor explorado em sua textualidade. O método de abordagem se alicerça em autores do materialismo histórico-dialético, como Engels (2020), Gadotti (2024), Freire (2022). Os resultados alcançados, à luz do pensamento de Paulo Freire, constroem uma compreensão científica dos documentos oficiais, considerando-os numa posição contrária a uma educação libertadora, no que participam do projeto neoliberal, reprodutor da cultura do silêncio e da antidemocracia na escola pública.

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Biografía del autor/a

Maria Meiriele Soares da Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Gestão e Coordenação Escolar - Faculdade Plus-Educação, Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Professora da Rede Municipal de Fortaleza.

Francisco Washington Moreira Ribeiro, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará, Graduado em Letras (Português e Literatura) pela Universidade Federal do Ceará, Professor da Rede Municipal de Fortaleza.

Citas

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Publicado

2025-08-04

Cómo citar

COSTA, M. M. S. da; RIBEIRO, F. W. M. Avaliações externas no município de Fortaleza: entendendo a configuração do DCRFor sob uma perspectiva crítica. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025009, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025009. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15718. Acesso em: 5 dic. 2025.