Eficiência e produtividade: dilemas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020018

Palavras-chave:

Avaliação, Professor Alfabetizador, Subjetividade

Resumo

Pretende-se, neste trabalho, discutir sobre uma das estratégias usadas por gestores escolares diante das exigências por resultados nas avaliações em larga escala, especialmente para professores do segundo ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma reflexão que emerge a posteriori da recolha dos dados de um estudo de casos múltiplos acerca do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará-Alfabetização (SPAECE-Alfa), realizado em quatro escolas municipais de Fortaleza. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro gestores escolares. As análises indicam que uma das estratégias efetivadas nas escolas para melhorar o rendimento dos alunos avaliados é a transferência de professores considerados “inaptos” como alfabetizadores para turmas não avaliadas. No entanto, fazem-se necessários outros estudos para que seja verificada a eficácia dessa estratégia nos indicadores educacionais, bem como, seja analisado seu impacto nas ações e subjetividades desses profissionais.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erineuda do Amaral Soares, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Rede Municipal de Fortaleza. Mestra em Gestão Educacional (MPGE/ UNISINOS) e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Flávia Obino Corrêa Werle, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho (2003). Professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Exerce docência e orientação no Mestrado Profissional em Gestão Educacional, no qual foi coordenadora de março de 2015 a julho de 2017. É bolsista produtividade 1A CNPq.

Publicado

2020-10-19

Como Citar

SOARES, E. do A.; WERLE, F. O. C. Eficiência e produtividade: dilemas docentes. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 3, p. e020018, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4166. Acesso em: 20 abr. 2024.