Reflexões sobre o uso da teoria de resposta ao item no processo avaliativo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025010

Palavras-chave:

Teoria de Resposta ao Item, Avaliação, Processos de aprendizagem

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) indica a necessidade de investigar o processo dos alunos no desenvolvimento de habilidades e competências. Apesar da Avaliação Escolar ser uma temática bem ampla e debatida existe um mecanismo de investigação dos percursos estudantis ainda pouco conhecido pelos docentes e subaproveitado em sala de aula. A Teoria de Resposta ao Item é um método avaliativo que pode categorizar melhor os resultados de uma turma através das avaliações e tornar possível visualizar melhor em qual faixa de aprendizagem os alunos estão, tornando-se um instrumento eficaz nos processos de aprendizagem. Se faz importante ainda fomentar o protagonismo do discente e a participação da família no decorrer do ano letivo tomando assim conhecimento de como são as estratégias utilizadas para avaliar cada estudante. Através da revisão de literatura foi realizada uma pesquisa sobre a importância da TRI para a avaliação no contexto escolar. São descritas as vantagens da TRI em relação a Teoria Clássica dos Testes (TCT), a importância de uma coleta e análise de dados mais precisa que favoreçam os processos avaliativos. Concluímos que o conhecimento desta teoria pode ser útil em sala de aula e mais pesquisas podem ser desenvolvidas nesta temática.

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Biografia do Autor

João Felipe Xavier Cordeiro, Prefeitura Municipal de Educação de Fortaleza (SME)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Psicopedagogia pela FAVENI. Professor Pedagogo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

CORDEIRO, J. F. X. Reflexões sobre o uso da teoria de resposta ao item no processo avaliativo escolar. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025010, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025010. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15723. Acesso em: 5 dez. 2025.