Tecnologia e diversidade cultural: uma proposta de intervenção pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Diversidade, Cultura, Educação, Tecnologia

Resumo

O assunto presente nesse artigo constitui uma ressignificação no método de ensino de conteúdo interdisciplinar englobando as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental I, propondo o uso da tecnologia como intervenção pedagógica, para expandir o conhecimento sobre diversidade cultural, tão presente no Brasil. As escolas possuem um intercâmbio regional, isto é, alunos oriundos de várias regiões do país. Por vezes não se tem a oportunidade de apresentar e valorizar a riqueza de variação linguística que transita em nosso território nacional. Outros elementos culturais de cada região que possam proporcionar uma troca que favoreça o respeito e ampliação de repertório linguístico aos educandos. A atividade proposta, uma sequência didática, surgiu durante a disciplina Metodologia e Prática das Novas Tecnologias Digitais na Educação I, do curso de mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca, onde foi possível perceber nos resultados, como o professor pode facilitar o método de aprendizagem apoiado em sequências com recursos tecnológicos.

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Biografia do Autor

Claudete de Lima Chafin, Centro Universitário Carioca

Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Unicarioca. Licenciada em História na UGF e Pedagogia no ISERJ. Especialista em História do Brasil pela UCAM e em Psicopedagogia clínica pela Estácio de Sá. Atua como professora das séries iniciais e da EJA na SME-RJ.

Luciana Jesus de Souza, Centro Universitário Carioca

Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Unicarioca. Licenciada em História na UNISUAM e Pedagogia na UNIRIO. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela UCAM. Atua como Coordenadora Pedagógica na SME-RJ, sendo elaboradora do Material RioEduca da SME-RJ.

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

Chafin, C. de L. ., & Souza, L. J. de . (2022). Tecnologia e diversidade cultural: uma proposta de intervenção pedagógica. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9069