Sutilezas do cotidiano em tempos pandêmico: conexão com a natureza
Palavras-chave:
Educação Infantil, Experiências, Família, Interação e brincadeira, Meio ambienteResumo
A interação das crianças com elementos da natureza proporciona experiências e aprendizagens significativas, na qual é ressaltado a relevância de vivenciar o amor, o cuidado e a proteção ao meio ambiente desde a Educação Infantil. Diante disso, a presente pesquisa objetiva compreender a relação entre as interações e brincadeira com a natureza e o desenvolvimento pleno da criança. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa assentada no estudo de caso. Dentre alguns resultados da pesquisa, destaca-se a participação ativa das crianças e familiares, demonstrando interesse, aceitação e valorização ao espaço onde ocorreram as experiências. Os achados da investigação evidenciam que proporcionar momentos das crianças com a natureza, incentivam o amor e o cuidado com o meio ambiente, e especificamente com a proteção com praia e com os seres que nela habita.
Downloads
Referências
CERVO, Amado Luis; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
BARROS, M. I. A. (Org). Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza.2. ed. Rio de Janeiro: Instituto Alana, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRITES, Luciana. Brincar é fundamental: como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância / Luciana Brites. - São Paulo: Editora Gente, 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. Ed. – [2. Reimpr.]. – São Paulo: Atlas, 2021.
JURAS, Ilidia. GONÇALVES, Leandra. Fundação SOS Mata Atlântica. Cartilha “Uma Lei para o Mar”. Disponível em: https://cms.sosma.org.br/wp-content/uploads/2019/11/Cartilha-uma-lei-para-o-mar_web.pdf. Acesso em: 05 de set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elineia Periera de Souza, Ediane Gomes Maia, Yara Ferreira Lopes Marques
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.