Sutilezas do cotidiano em tempos pandêmico: conexão com a natureza

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Experiências, Família, Interação e brincadeira, Meio ambiente

Resumo

A interação das crianças com elementos da natureza proporciona experiências e aprendizagens significativas, na qual é ressaltado a relevância de vivenciar o amor, o cuidado e a proteção ao meio ambiente desde a Educação Infantil. Diante disso, a presente pesquisa objetiva compreender a relação entre as interações e brincadeira com a natureza e o desenvolvimento pleno da criança. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa assentada no estudo de caso. Dentre alguns resultados da pesquisa, destaca-se a participação ativa das crianças e familiares, demonstrando interesse, aceitação e valorização ao espaço onde ocorreram as experiências. Os achados da investigação evidenciam que proporcionar momentos das crianças com a natureza, incentivam o amor e o cuidado com o meio ambiente, e especificamente com a proteção com praia e com os seres que nela habita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elineia Periera de Souza, Instituto Superior de Educação-ISECAP

Pedagoga. Especialização em Psicopedagogia (UECE). Mestre em Ciência da Educação (ISCECAP). Atualmente como Técnica de Currículo da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia, Formadora do Programa de Desenvolvimento infantil – PADIN, Pesquisadora-colaboradora do Grupo de estudos, pesquisas e atendimentos, Pró-inclusão.

Ediane Gomes Maia, Secretaria Municipal de Educação de Caucaia

Graduada em Pedagogia (UFC). Especialista em Educação Infantil (Faculdade PLUS). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FacuMinas). Professora da rede Municipal de Caucaia.  Formadora do Programa MaisPaic – Eixo de Gestão da Ed. Infantil.  

Yara Ferreira Lopes Marques, Educaler University

Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2003). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2016). Mestranda em Ciências da Educação pela Educaler University (2022).

Referências

CERVO, Amado Luis; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

BARROS, M. I. A. (Org). Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza.2. ed. Rio de Janeiro: Instituto Alana, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

BRITES, Luciana. Brincar é fundamental: como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância / Luciana Brites. - São Paulo: Editora Gente, 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. Ed. – [2. Reimpr.]. – São Paulo: Atlas, 2021.

JURAS, Ilidia. GONÇALVES, Leandra. Fundação SOS Mata Atlântica. Cartilha “Uma Lei para o Mar”. Disponível em: https://cms.sosma.org.br/wp-content/uploads/2019/11/Cartilha-uma-lei-para-o-mar_web.pdf. Acesso em: 05 de set. 2020.

Publicado

2022-11-01

Como Citar

Souza, E. P. de ., Maia, E. G. ., & Marques, Y. F. L. (2022). Sutilezas do cotidiano em tempos pandêmico: conexão com a natureza. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8952

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)