Sutilezas do cotidiano em tempos pandêmico: conexão com a natureza
Palavras-chave:
Educação Infantil, Experiências, Família, Interação e brincadeira, Meio ambienteResumo
A interação das crianças com elementos da natureza proporciona experiências e aprendizagens significativas, na qual é ressaltado a relevância de vivenciar o amor, o cuidado e a proteção ao meio ambiente desde a Educação Infantil. Diante disso, a presente pesquisa objetiva compreender a relação entre as interações e brincadeira com a natureza e o desenvolvimento pleno da criança. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa assentada no estudo de caso. Dentre alguns resultados da pesquisa, destaca-se a participação ativa das crianças e familiares, demonstrando interesse, aceitação e valorização ao espaço onde ocorreram as experiências. Os achados da investigação evidenciam que proporcionar momentos das crianças com a natureza, incentivam o amor e o cuidado com o meio ambiente, e especificamente com a proteção com praia e com os seres que nela habita.
Downloads
Referências
CERVO, Amado Luis; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
BARROS, M. I. A. (Org). Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza.2. ed. Rio de Janeiro: Instituto Alana, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRITES, Luciana. Brincar é fundamental: como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância / Luciana Brites. - São Paulo: Editora Gente, 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. Ed. – [2. Reimpr.]. – São Paulo: Atlas, 2021.
JURAS, Ilidia. GONÇALVES, Leandra. Fundação SOS Mata Atlântica. Cartilha “Uma Lei para o Mar”. Disponível em: https://cms.sosma.org.br/wp-content/uploads/2019/11/Cartilha-uma-lei-para-o-mar_web.pdf. Acesso em: 05 de set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elineia Periera de Souza, Ediane Gomes Maia, Yara Ferreira Lopes Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.