Materiais montessorianos para estudantes com paralisia cerebral no Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Materiais Pedagógicos, Montessori, Paralisia Cerebral

Resumo

O presente estudo se propôs investigar como os materiais pedagógicos desenvolvidos por Maria Montessori podem auxiliar no desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral-PC na etapa relativa ao Ensino Fundamental. Essa pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva e explicativa, fundamentada em estudos sobre a paralisia cerebral e a pedagogia científica de Maria Montessori. Como aporte teórico-metodológico, buscou-se os escritos de Mantoan (2000), Sposito (2004) e Duarte (2014). Com base no referencial estudado, realizou-se a experiência de construção de um material pedagógico montessoriano para que,  posteriormente, fosse inserido nas atividades pedagógicas de uma estudante com paralisia cerebral que cursa o 4º ano dos Anos Iniciais em uma Unidade de Educação Básica da rede pública municipal de ensino de São Luís (MA). Ratificou-se a importância e eficiência de tais materiais no desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com paralisia cerebral no ensino regular, uma vez que possibilitaram a autonomia e desenvolvimento sensório-motor desta aluna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Rachel Sales Sobrinho, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Educação Especial/Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Educação Inclusiva pela UEMA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atua como professora dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de São Luís-MA.

Marcia Raika e Silva Lima, Universidade Estadual do Maranhão

Professora adjunta da UEMA, campus Caxias-MA. Atua como Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em rede UNESP/UEMA. Líder do grupo de estudos e pesquisas em educação especial e inclusiva-GEPEEI.

Referências

ASSUNÇÃO, Jeane Rodella. Inclusão Escolar: o desafio de um novo paradigma de escola. In: Plurais. Salvador, v. 2, n. 3, p. 64-77, ago./dez. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP. Janeiro,2008. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 10 jan. 2022.

BUSQUETS, PujolJordiMonés; VALLET, Maite. Maria Montessori. In: SEBARROJA, James Carbonell, (Org). Pedagogias do Século XX. Porto Alegre: Artmed, 2003.

CUNHA, Antônio. Eugênio. Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade. 4.ed. Rio De Janeiro: Wak Editora, 2014.

DUARTE, Aldenia Pereira Mota. Contribuições de Maria Maontessori para as práticas pedagógicas na educação infantil. 37f. Monografia (Curso de Pedagogia) -– Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, Sociedade Cultural e Educacional de Itapeva,SP, 2014.

FINNIE, Nancie A. O Manuseio em casa da criança com paralisia cerebral. 2. ed. São Paulo: Editora Manole, 2000.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão. Ensino Inclusivo/Educação de qualidade para todos.

Integração, V. 8, n. 20, 1998. In: TAILLE, Y.D.L. Desenvolvimento e educação infantil. Criança & Vida - Ano IV - Fundação Orsa. março/abril 2000.

MILLER, G.; CLARK, G. D. Paralisia cerebral: causas, consequências e conduta. São Paulo: Manole, 2002.

MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica. São Paulo: Ed. Flamboyant, 1965.

POMBO, Olga – Vida e Obra de Maria Montessori: O Método de Montessori. 2014. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/sanderson/vida_e_obra_montessori.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.

SILVA, Michele Oliveira da. Protocolo para prescrição ou adaptação de recursos pedagógicos para alunos com paralisia cerebral. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/91191. Acesso em: 07 jan. 2022.

SPOSITO, M. M. M.; FONSECA, A. P. C. Visão da fisiatria no tratamento da criança com paralisia cerebral. In: LIMA, C. L. A.; FONSECA, L. F. Paralisia cerebral. Rio de Janeiro: MEDSI Guanabara, 2004.

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Sales Sobrinho, B. R., & Lima, M. R. e S. . (2022). Materiais montessorianos para estudantes com paralisia cerebral no Ensino Fundamental. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8933