Materiais montessorianos para estudantes com paralisia cerebral no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Inclusão Escolar, Materiais Pedagógicos, Montessori, Paralisia CerebralResumo
O presente estudo se propôs investigar como os materiais pedagógicos desenvolvidos por Maria Montessori podem auxiliar no desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral-PC na etapa relativa ao Ensino Fundamental. Essa pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva e explicativa, fundamentada em estudos sobre a paralisia cerebral e a pedagogia científica de Maria Montessori. Como aporte teórico-metodológico, buscou-se os escritos de Mantoan (2000), Sposito (2004) e Duarte (2014). Com base no referencial estudado, realizou-se a experiência de construção de um material pedagógico montessoriano para que, posteriormente, fosse inserido nas atividades pedagógicas de uma estudante com paralisia cerebral que cursa o 4º ano dos Anos Iniciais em uma Unidade de Educação Básica da rede pública municipal de ensino de São Luís (MA). Ratificou-se a importância e eficiência de tais materiais no desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com paralisia cerebral no ensino regular, uma vez que possibilitaram a autonomia e desenvolvimento sensório-motor desta aluna.
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