As significações de professores sobre a inclusão de alunos com surdez em escolas públicas de Caxias-MA

Autores

Palavras-chave:

Educação especial e inclusiva., Alunos com surdez., Inclusão escolar.

Resumo

O foco deste estudo trata-se das significações de professores de escolas públicas de Caxias-MA sobre a inclusão de alunos com surdez. Tem como questão problema: Quais as significações de professores acerca do processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos? O objetivo geral consiste em analisar as significações de professores sobre o processo de escolarização de alunos com surdez, diante da perspectiva da educação inclusiva. Para embasar o estudo embasou-se em aportes teóricos como: Dorziat (2004) que teoriza a inclusão de surdos, Mantoan (2003) e Silva (2011) que analisa sobre e a inclusão escolar. Optou-se pela pesquisa do tipo qualitativa e utilizou-se como instrumento e técnica para registro e coleta de dados a entrevista narrativa, cuja base analítica foi à pesquisa descritiva. Como resultado da pesquisa compreende-se que, em pleno século XX, ainda, existem barreiras a serem sanadas para que se tenha uma sociedade inclusiva. Neste ínterim, considera-se que há necessidade de construção de uma educação na perspectiva inclusiva, especificamente quanto às acessibilidades: arquitetônica e de acesso ao currículo, que viabilize o processo de escolarização dos alunos com surdez. Exalta-se a relevância de profissionais qualificados em libras e que compreendam a cultura surda de modo a viabilizar o processo de escolarização de alunos com surdez, no município de Caxias-MA aconteça de forma satisfatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Alves dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Técnica agropecuária, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; Graduanda de pedagogia na Universidade Estadual do Maranhão. Bolsista de PIBIC com pesquisa na área da educação especial e inclusiva.

Marcia Raika e Silva Lima, Universidade Estadual do Maranhão

Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional-PROFEI. Professora adjunta da UEMA, campus Caxias-MA, atua como Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em rede UNESP/UEMA. Líder do grupo de estudos e pesquisas em educação especial e inclusiva-GEPEEI.

Referências

DORZIAT, A. Educação de surdos no ensino regular: inclusão ou segregação? Revista do Centro de Educação, v. 24, p. 1-7, 2004.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna. 2003.

MAZZOTTA, Marcos J.S.. Trabalho docente e formação de professores de educação especial. São Paulo: EPU, 1993.

SILVA, Margaret do Rosário. Dificuldades enfrentadas pelos professores na educação inclusiva. 2011.

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Santos, K. A. dos ., & Lima, M. R. e S. . (2022). As significações de professores sobre a inclusão de alunos com surdez em escolas públicas de Caxias-MA . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8946