As significações de professores sobre a inclusão de alunos com surdez em escolas públicas de Caxias-MA
Palavras-chave:
Educação especial e inclusiva., Alunos com surdez., Inclusão escolar.Resumo
O foco deste estudo trata-se das significações de professores de escolas públicas de Caxias-MA sobre a inclusão de alunos com surdez. Tem como questão problema: Quais as significações de professores acerca do processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos? O objetivo geral consiste em analisar as significações de professores sobre o processo de escolarização de alunos com surdez, diante da perspectiva da educação inclusiva. Para embasar o estudo embasou-se em aportes teóricos como: Dorziat (2004) que teoriza a inclusão de surdos, Mantoan (2003) e Silva (2011) que analisa sobre e a inclusão escolar. Optou-se pela pesquisa do tipo qualitativa e utilizou-se como instrumento e técnica para registro e coleta de dados a entrevista narrativa, cuja base analítica foi à pesquisa descritiva. Como resultado da pesquisa compreende-se que, em pleno século XX, ainda, existem barreiras a serem sanadas para que se tenha uma sociedade inclusiva. Neste ínterim, considera-se que há necessidade de construção de uma educação na perspectiva inclusiva, especificamente quanto às acessibilidades: arquitetônica e de acesso ao currículo, que viabilize o processo de escolarização dos alunos com surdez. Exalta-se a relevância de profissionais qualificados em libras e que compreendam a cultura surda de modo a viabilizar o processo de escolarização de alunos com surdez, no município de Caxias-MA aconteça de forma satisfatória.
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Referências
DORZIAT, A. Educação de surdos no ensino regular: inclusão ou segregação? Revista do Centro de Educação, v. 24, p. 1-7, 2004.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna. 2003.
MAZZOTTA, Marcos J.S.. Trabalho docente e formação de professores de educação especial. São Paulo: EPU, 1993.
SILVA, Margaret do Rosário. Dificuldades enfrentadas pelos professores na educação inclusiva. 2011.
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