Pactos narcísicos da branquitude e a educação cearense: traços da desigualdade racial
Palavras-chave:
Indicadores sociais, Educação, Pactos da BranquitudeResumo
O presente trabalho se insere dentro dos estudos críticos da branquitude, assomado a Sociologia da educação, mas também na interface da Sociologia das Juventudes. Os desnivelamentos raciais e sociais entre não brancos e brancos podem ser sentidos cada vez mais no Brasil contemporâneo. Nesse sentido, esta pesquisa buscou compreender quais os impactos do que Maria Aparecido Bento (2022) chamou de “pactos narcísicos” dentro do campo educacional cearense. Após divulgação de resultados oriundos do IBGE que revelam que 63,5% das/os jovens negras/os cearenses não completaram os estudos é possível identificar que as condições que negras/os e brancas/os estão, em relação à educação, não é de igualdade. Assim, a pesquisa respondeu, através de grupos focais (MAY, 2004) e realização de oficinas pedagógicas (PASSOS, 2012) com estudantes do ensino, gestores educacionais, representantes da Secretaria da Educação (SEDUC-CE), que existe desigualdade racial na educação cearense, além de percebermos que não há racialização dos dados de indicadores sociais.
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Referências
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