Pactos narcísicos da branquitude e a educação cearense: traços da desigualdade racial

Autores

Palavras-chave:

Indicadores sociais, Educação, Pactos da Branquitude

Resumo

O presente trabalho se insere dentro dos estudos críticos da branquitude, assomado a Sociologia da educação, mas também na interface da Sociologia das Juventudes. Os desnivelamentos raciais e sociais entre não brancos e brancos podem ser sentidos cada vez mais no Brasil contemporâneo. Nesse sentido, esta pesquisa buscou compreender quais os impactos do que Maria Aparecido Bento (2022) chamou de “pactos narcísicos” dentro do campo educacional cearense. Após divulgação de resultados oriundos do IBGE que revelam que 63,5% das/os jovens negras/os cearenses não completaram os estudos é possível identificar que as condições que negras/os e brancas/os estão, em relação à educação, não é de igualdade. Assim, a pesquisa respondeu, através de grupos focais (MAY, 2004) e realização de oficinas pedagógicas (PASSOS, 2012) com estudantes do ensino, gestores educacionais, representantes da Secretaria da Educação (SEDUC-CE), que existe desigualdade racial na educação cearense, além de percebermos que não há racialização dos dados de indicadores sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara de Castro Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista do Grupo de Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação (GERE). Pesquisadora do campo da educação étnico-racial e das discussões de gênero.

Anderson Souza Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Pesquisador do Grupo de Estudo e Extensão sobre Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação. (GERE-UNILAB/UECE)

Lilian Maria da Silva Mello, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda na Universidade Estadual do Ceará, cursando atualmente Ciências Sociais e bolsista do Grupo de Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação (GERE).

Referências

BENTO, Maria Aparecida da Silva. Pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BENTO, Maria Aparecida da Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, Iray e BENTO, Maria Aparecida da Silva (Org.) Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

CARDOSO, Lourenco da Conceição (Org.) Branquitude. Estudos sobre a identidade Branca no Brasil 1ª Edição. Curitiba. Appris. 2017.

CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000.

MAY, Tim. 2004. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Capítulo 5: Surveys sociais: do desenho à análise. 3ª edição. Porto Alegre. Artmed.

PASSOS, Eduardo. A oficina como tecnologia de coprodução. In: PALOMBINI, A.; MARASCHIN, C. AND MOCHEN, S. Tecnologias em Rede: Oficinas de Fazer Saúde Mental. Porto Alegre: Sulina. 2012.

Publicado

2022-11-04

Como Citar

Lopes, A. C. de C. ., Oliveira, A. S. ., & Mello, . L. M. da S. (2022). Pactos narcísicos da branquitude e a educação cearense: traços da desigualdade racial. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–3. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8928

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)