As contribuições da intelectual Bell Hooks na obra “Ensinando comunidade”
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas., Educação democrática., Educação libertadora., Educação antirracista.Resumo
O presente trabalho busca analisar a importância das práticas pedagógicas que são contextualizadas pela autora Bell Hooks em sua obra “Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança” (2021). A metodologia utilizada está baseada na pesquisa bibliográfica e nos aprendizados construídos através das disciplinas de Prática de Formação e Estágio Supervisionado ofertados pelo curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará. Dessa forma, contribuindo para as nossas perspectivas da obra o Grupo de Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação (GERE), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE) e à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), ao proporcionar debates essenciais para a nossa formação. Além desses recursos, utilizamos como referenciais teóricos Freire (2017), Brandão (2003), Dayrell (2007), Tardif (2002), que contribuem na reflexão acerca do papel docente, discente e seus desafios, além de inspirarem práticas pedagógicas democráticas, libertadoras e antirracistas.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.
DAYRELL, Juarez. A Escola “Faz” as Juventudes? Reflexões em Torno da Socialização Juvenil. Educação & Sociedade. vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/RTJFy53z5LHTJjFSzq5rCPH/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 30 ago. 2022
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Villa das Letras, 2007.
HOOKS, Bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Tradução: Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 5ª edição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Clara de Castro Lopes, Lilian Maria da Silva Mello
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.