As contribuições da intelectual Bell Hooks na obra “Ensinando comunidade”

Autores

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas., Educação democrática., Educação libertadora., Educação antirracista.

Resumo

O presente trabalho busca analisar a importância das práticas pedagógicas que são contextualizadas pela autora Bell Hooks em sua obra “Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança” (2021).  A metodologia utilizada está baseada na pesquisa bibliográfica e nos aprendizados construídos através das disciplinas de Prática de Formação e Estágio Supervisionado ofertados pelo curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará. Dessa forma, contribuindo para as nossas perspectivas da obra o Grupo de Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação (GERE), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE) e à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), ao proporcionar debates essenciais para a nossa formação.  Além desses recursos, utilizamos como referenciais teóricos Freire (2017), Brandão (2003), Dayrell (2007), Tardif (2002), que contribuem na reflexão acerca do papel docente, discente e seus desafios, além de inspirarem práticas pedagógicas democráticas, libertadoras e antirracistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara de Castro Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista do Grupo de Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação (GERE). Pesquisadora do campo da educação étnico-racial e das discussões de gênero.

Lilian Maria da Silva Mello, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda na Universidade Estadual do Ceará, cursando atualmente Ciências Sociais e bolsista do Grupo de Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação (GERE).

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

DAYRELL, Juarez. A Escola “Faz” as Juventudes? Reflexões em Torno da Socialização Juvenil. Educação & Sociedade. vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/RTJFy53z5LHTJjFSzq5rCPH/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em: 30 ago. 2022

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Villa das Letras, 2007.

HOOKS, Bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Tradução: Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 5ª edição.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Lopes, A. C. de C. ., & Mello, L. M. da S. . (2022). As contribuições da intelectual Bell Hooks na obra “Ensinando comunidade”. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8877

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)