As contribuições da intelectual Bell Hooks na obra “Ensinando comunidade”
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas., Educação democrática., Educação libertadora., Educação antirracista.Resumo
O presente trabalho busca analisar a importância das práticas pedagógicas que são contextualizadas pela autora Bell Hooks em sua obra “Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança” (2021). A metodologia utilizada está baseada na pesquisa bibliográfica e nos aprendizados construídos através das disciplinas de Prática de Formação e Estágio Supervisionado ofertados pelo curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará. Dessa forma, contribuindo para as nossas perspectivas da obra o Grupo de Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação (GERE), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE) e à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), ao proporcionar debates essenciais para a nossa formação. Além desses recursos, utilizamos como referenciais teóricos Freire (2017), Brandão (2003), Dayrell (2007), Tardif (2002), que contribuem na reflexão acerca do papel docente, discente e seus desafios, além de inspirarem práticas pedagógicas democráticas, libertadoras e antirracistas.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.
DAYRELL, Juarez. A Escola “Faz” as Juventudes? Reflexões em Torno da Socialização Juvenil. Educação & Sociedade. vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/RTJFy53z5LHTJjFSzq5rCPH/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 30 ago. 2022
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Villa das Letras, 2007.
HOOKS, Bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Tradução: Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 5ª edição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Clara de Castro Lopes, Lilian Maria da Silva Mello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.