Tendências investigativas na formação continuada de professores: um mapeamento de trabalhos científicos
Palavras-chave:
Formação Docente, Formação Continuada de Professores, Pesquisa em EducaçãoResumo
Visando analisar tendências investigativas e suas contribuições para a formação continuada de professores, o presente estudo configurou-se a partir de uma Pesquisa Documental. Partindo da abordagem qualitativa, realizamos um mapeamento dos trabalhos científicos completos apresentados no GT08 (Formação de Professores) da ANPEd, no período de 2017 a 2021. Foram reunidos 50 trabalhos, detectando suas temáticas centrais, métodos utilizados e contribuições. Os achados apontam uma ampliação nas discussões acerca da Inserção Profissional Docente; na investigação sobre dispositivos metodológicos de formação e a emergência de Políticas Públicas na/para a Formação Continuada de Professores. Embora crescente o interesse investigativo sobre esse campo, alguns aspectos ainda necessitam de estudos que evidenciem seus avanços e lacunas, intentando contribuir com a construção de um espaço formativo pautado nas necessidades formativas dos professores, considerando-os como sujeitos ativos em seu processo de desenvolvimento profissional.
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Referências
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