Educação Infantil: direitos de aprendizagem sob a ótica da comunidade escolar

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Práticas Pedagógicas, Direitos de Aprendizagem

Resumo

Este artigo discute o tema direitos de aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças na Educação Infantil através de um estudo qualitativo e descritivo, objetivando contribuir na compreensão de como a comunidade escolar: professores, gestores, famílias, profissionais de apoio e crianças concebem as práticas cotidianas estabelecidas nos Centros de Educação Infantil, e de que forma as especificidades, complexidades e potencialidades destas relações garantem ou não os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças. A metodologia utilizada consiste em revisão de literatura sobre Educação Infantil e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento a partir de autores como Gatti (2002), Malaguzzi (1999), Oliveira-Formosinho (2007) dentre outros. O estudo aponta discussões sobre a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil considerando o avanço legal das diretrizes que regem essa etapa e que garantem o processo de formação desses profissionais que atuam cotidianamente nessas instituições.

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Biografia do Autor

Cintía Santiago de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Educação infantil pela Faculdade Kurious (FAK), graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Supervisora Escolar da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.

 

 

Lucivalda Ferreira Vitoriano, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Leitura e Produção Textual pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Sousa, C. S. de, & Vitoriano, L. F. . (2022). Educação Infantil: direitos de aprendizagem sob a ótica da comunidade escolar. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8911