Educação Infantil: direitos de aprendizagem sob a ótica da comunidade escolar
Palavras-chave:
Educação Infantil, Práticas Pedagógicas, Direitos de AprendizagemResumo
Este artigo discute o tema direitos de aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças na Educação Infantil através de um estudo qualitativo e descritivo, objetivando contribuir na compreensão de como a comunidade escolar: professores, gestores, famílias, profissionais de apoio e crianças concebem as práticas cotidianas estabelecidas nos Centros de Educação Infantil, e de que forma as especificidades, complexidades e potencialidades destas relações garantem ou não os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças. A metodologia utilizada consiste em revisão de literatura sobre Educação Infantil e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento a partir de autores como Gatti (2002), Malaguzzi (1999), Oliveira-Formosinho (2007) dentre outros. O estudo aponta discussões sobre a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil considerando o avanço legal das diretrizes que regem essa etapa e que garantem o processo de formação desses profissionais que atuam cotidianamente nessas instituições.
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