Formação Inicial de Professores Pedagogos: contribuições às práticas de ensino em escolas em Itapipoca-CE

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial, Práticas Pedagógicas, Teoria, Prática

Resumo

Este estudo, realizado em 2022, foi pautado em torno das contribuições que as experiências constituídas durante a formação inicial têm para o desenvolvimento das práticas pedagógicas durante a atuação docente. Deste modo, o objetivo geral deste estudo consistiu em compreender como as experiências vivenciadas na formação inicial auxiliam o pedagogo no desenvolvimento das práticas pedagógicas. A fundamentação teórica contou com os seguintes autores: Candau (2012); Franco (2015); Freire (1991); Garcia (1995) e Nóvoa (1995). Na pesquisa de campo, cuja abordagem foi a qualitativa, o instrumento utilizado na produção de dados foi um questionário com cinco pedagogos. A análise de dados mostrou que a formação inicial repercute durante o desenvolvimento de práticas pedagógica. Conclui-se que é relevante a articulação entre teoria e prática durante a formação inicial para que o futuro professor possa realizar práticas pedagógicas dinâmicas, críticas e reflexivas.

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Biografia do Autor

José Erison Matias Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Francisca Joselena Ramos Barroso, Secretaria Municipal de Educação de Cascavel

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel – CE nos anos iniciais do ensino fundamental.

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Oliveira, J. E. M. ., & Barroso, F. J. R. . (2022). Formação Inicial de Professores Pedagogos: contribuições às práticas de ensino em escolas em Itapipoca-CE. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8908