Formação Inicial de Professores Pedagogos: contribuições às práticas de ensino em escolas em Itapipoca-CE
Palavras-chave:
Formação Inicial, Práticas Pedagógicas, Teoria, PráticaResumo
Este estudo, realizado em 2022, foi pautado em torno das contribuições que as experiências constituídas durante a formação inicial têm para o desenvolvimento das práticas pedagógicas durante a atuação docente. Deste modo, o objetivo geral deste estudo consistiu em compreender como as experiências vivenciadas na formação inicial auxiliam o pedagogo no desenvolvimento das práticas pedagógicas. A fundamentação teórica contou com os seguintes autores: Candau (2012); Franco (2015); Freire (1991); Garcia (1995) e Nóvoa (1995). Na pesquisa de campo, cuja abordagem foi a qualitativa, o instrumento utilizado na produção de dados foi um questionário com cinco pedagogos. A análise de dados mostrou que a formação inicial repercute durante o desenvolvimento de práticas pedagógica. Conclui-se que é relevante a articulação entre teoria e prática durante a formação inicial para que o futuro professor possa realizar práticas pedagógicas dinâmicas, críticas e reflexivas.
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