Formação docente: perspectivas e implicações do compartilhamento de memórias e experiências
Palavras-chave:
Memória, Trajetória Profissional Docente, Oralidade, Formação de ProfessoresResumo
O professor constitui-se como um sujeito que se desenvolve constantemente ao longo de sua vida e trajetória profissional. Sendo assim, tem-se como problema geral: como as memórias constituídas ao longo da trajetória do professor e que são compartilhadas pela oralidade contribuem à formação docente? E como objetivo geral: compreender como as memórias constituídas ao longo da trajetória do professor e que são compartilhadas pela oralidade contribuem à formação docente. A pesquisa qualitativa e bibliográfica, realizada em 2022, possibilitou aos pesquisadores entenderem que é preciso que os professores iniciantes e os mais experientes desenvolvam uma relação harmoniosa e horizontal, em que os saberes de todos sejam valorizados e respeitados, pois este profissional aprende a ser docente por intermédio dos conhecimentos aprendidos na formação inicial que se articulam com a prática pedagógica, pelas formações continuadas que participa e pelas experiências que troca com seus pares.
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