Formação docente: perspectivas e implicações do compartilhamento de memórias e experiências

Autores

Palavras-chave:

Memória, Trajetória Profissional Docente, Oralidade, Formação de Professores

Resumo

O professor constitui-se como um sujeito que se desenvolve constantemente ao longo de sua vida e trajetória profissional. Sendo assim, tem-se como problema geral: como as memórias constituídas ao longo da trajetória do professor e que são compartilhadas pela oralidade contribuem à formação docente? E como objetivo geral: compreender como as memórias constituídas ao longo da trajetória do professor e que são compartilhadas pela oralidade contribuem à formação docente. A pesquisa qualitativa e bibliográfica, realizada em 2022, possibilitou aos pesquisadores entenderem que é preciso que os professores iniciantes e os mais experientes desenvolvam uma relação harmoniosa e horizontal, em que os saberes de todos sejam valorizados e respeitados, pois este profissional aprende a ser docente por intermédio dos conhecimentos aprendidos na formação inicial que se articulam com a prática pedagógica, pelas formações continuadas que participa e pelas experiências que troca com seus pares.

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Biografia do Autor

Francisca Joselena Ramos Barroso, Secretaria Municipal de Educação de Cascavel

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel – CE nos anos iniciais do ensino fundamental.

Maria Leticia de Sousa David, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Cursando Pós-Graduação Lato Sensu em Ludopedagogia, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Itapipoca (SME – Itapipoca) na Educação Infantil.

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VEIGA, Ilma Passos Alencastro; D’ÁVILA, Cristina Maria. (Orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. 176 p.

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Barroso, F. J. R. ., & David, M. L. de S. . (2022). Formação docente: perspectivas e implicações do compartilhamento de memórias e experiências. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8880