Memória formativa: relato de experiência na formação inicial de professores

Autores

Palavras-chave:

Memória formativa., Formação inicial., Ensino remoto.

Resumo

O presente estudo trata-se de um relato de experiência a partir de uma proposta de uma atividade desenvolvida na disciplina de Práticas Educativas no curso de Licenciatura em Química, cujo objetivo é descrever a atividade estabelecendo uma análise da trajetória formativa dos discentes em meio ao contexto do ensino remoto. Metodologicamente pautado na abordagem qualitativa, buscou-se como estratégia de aproximação da realidade os relatos dos discentes junto a proposta, denominada de baú da memória. Os resultados apontaram que essa atividade, mesmo sendo realizada em meio aos desafios do contexto remoto, suscitou um viés crítico-reflexivo sobre a trajetória formativa e que incidiram diretamente em uma visão futura na atuação do exercício docente. As reflexões, oportunizaram um autoconhecimento permeado pelo desejo de assumir uma nova postura como um futuro profissional que supere as lacunas vivenciadas e potencialize o compromisso ético e político com uma formação humana e crítica

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Lopes da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira (UNILAB).

Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Silva, M. do S. L. da ., & Rodrigues, D. do N. dos S. . (2022). Memória formativa: relato de experiência na formação inicial de professores. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8885

Edição

Seção

Relato de experiência

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