Memória formativa: relato de experiência na formação inicial de professores
Palavras-chave:
Memória formativa., Formação inicial., Ensino remoto.Resumo
O presente estudo trata-se de um relato de experiência a partir de uma proposta de uma atividade desenvolvida na disciplina de Práticas Educativas no curso de Licenciatura em Química, cujo objetivo é descrever a atividade estabelecendo uma análise da trajetória formativa dos discentes em meio ao contexto do ensino remoto. Metodologicamente pautado na abordagem qualitativa, buscou-se como estratégia de aproximação da realidade os relatos dos discentes junto a proposta, denominada de baú da memória. Os resultados apontaram que essa atividade, mesmo sendo realizada em meio aos desafios do contexto remoto, suscitou um viés crítico-reflexivo sobre a trajetória formativa e que incidiram diretamente em uma visão futura na atuação do exercício docente. As reflexões, oportunizaram um autoconhecimento permeado pelo desejo de assumir uma nova postura como um futuro profissional que supere as lacunas vivenciadas e potencialize o compromisso ético e político com uma formação humana e crítica
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2010.
GADOTTI, Moacir. A boniteza de um sonho: ensinar -e - aprender com sentido. 2 ed. São Paulo. Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. 13 ed. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Hucitec, 2013.
MIZUKAMI, M.G.N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A.M. A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 213-231.
NICO, José Bravo. A relação Pedagógica na Universidade: Ser-se-calórico. 1995. 202 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Lisboa, 1995.
Sousa, Aline Batista de, & Salgado, Tania Denise Miskinis Salgado. (2015). Memória, aprendizagem, emoções e inteligência. Revista Liberato, 16(26), 141–152. Disponível em: http://www.revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/363. Acesso em: 03 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria do Socorro Lopes da Silva, Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.