Abordagem quantitativa: um estudo das dissertações de mestrado em educação

Autores

Palavras-chave:

Abordagem Quantitativa, Dissertações, Pesquisa

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar como são desenvolvidas as pesquisas de abordagem quantitativa em dissertações de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Para a realização da coleta de dados, consultamos o Banco de Teses e Dissertações da CAPES e o Repositório de Dissertações e Teses da UFMG, com o recorte temporal para consulta de 2016 a 2019. Como resultado da busca encontramos um total de 159 dissertações identificamos apenas uma com abordagem quantitativa. Em busca de responder ao objetivo que a pesquisa se propôs, nos debruçamos sobre as nuances de análise de forma criteriosa da dissertação com abordagem quantitativa. Verificamos que quantificar dados para traçar um perfil profissional como foi feito na dissertação, traz informações específicas e necessárias para os diversos campos da educação: para quem atua nas escolas, redige políticas educacionais e também para quem pesquisa na área.

 

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Biografia do Autor

Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e Graduada em Pedagogia (UERN).

Maria do Socorro Lopes da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE), Mestre em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (UNILAB), Especialista em Gestão Escolar (UDESC) Licenciada em Formação de Professores (FECLESC) e Língua Portuguesa e Literatura (UVA).

Kátia Maria de Moura Evêncio, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em educação pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Educação; Especialista em Docência e Educação de Surdos; Graduada em Pedagogia. Professora da Universidade Estadual do Piauí.

Referências

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Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099/21313. Acesso em: 01 out. 2022.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Rodrigues, D. do N. dos S. ., Silva, M. do S. L. da ., & Evêncio, K. M. de M. . (2022). Abordagem quantitativa: um estudo das dissertações de mestrado em educação. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8762

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