Abordagem quantitativa: um estudo das dissertações de mestrado em educação
Palavras-chave:
Abordagem Quantitativa, Dissertações, PesquisaResumo
Este estudo teve como objetivo analisar como são desenvolvidas as pesquisas de abordagem quantitativa em dissertações de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Para a realização da coleta de dados, consultamos o Banco de Teses e Dissertações da CAPES e o Repositório de Dissertações e Teses da UFMG, com o recorte temporal para consulta de 2016 a 2019. Como resultado da busca encontramos um total de 159 dissertações identificamos apenas uma com abordagem quantitativa. Em busca de responder ao objetivo que a pesquisa se propôs, nos debruçamos sobre as nuances de análise de forma criteriosa da dissertação com abordagem quantitativa. Verificamos que quantificar dados para traçar um perfil profissional como foi feito na dissertação, traz informações específicas e necessárias para os diversos campos da educação: para quem atua nas escolas, redige políticas educacionais e também para quem pesquisa na área.
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