Inclusão de pessoas com deficiência na UECE: mapeando ações e projetos de Extensão

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Extensão Universitária, Pessoas com deficiência, UECE

Resumo

O presente escrito busca compreender a inclusão dos estudantes com deficiência, a partir dos projetos de extensão desenvolvidos na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Apoiando-se na abordagem qualitativa, o estudo, de caráter documental, tomou como interstício o período de 2020-2022.  A investigação adotou como referência principal os estudos de Saviani (1984), Falcão, Menezes e França (2020), Santos e Falcão (2021), Vigotski (2021; 2022) e Freire (1985). A análise incidiu sobre sete projetos de extensão desenvolvidos na UECE e revelou que a Extensão Universitária na referida instituição, se apresenta na perspectiva de fortalecimento de uma formação docente para a inclusão, no desenvolvimento da compensação da deficiência, possibilitando às pessoas com deficiência o acesso aos conteúdos culturais da humanidade, e na dialogicidade, sendo espaço de fala das pessoas com deficiência a respeito de sua realidade.

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Biografia do Autor

Vinícius Alves Cardoso, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando em Pedagogia pela UECE/FECLI. Bolsista IC/PIBIC/CNPq, desenvolvendo o projeto “Inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior em teses e dissertações: revisão integrativa”.

Elivana Vieira de Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE, na linha B- Formação e desenvolvimento profissional em Educação no núcleo desenvolvimento docente, currículo e inovação. Bolsista CAPES. Graduada em Pedagogia pela UECE/FECLI.

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC),) graduada em Psicologia pela UFC. Docente da UECE e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE.

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Cardoso, V. A. ., Souza, E. V. de ., & Falcão, G. M. B. . (2022). Inclusão de pessoas com deficiência na UECE: mapeando ações e projetos de Extensão. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8884