Inclusão de pessoas com deficiência na UECE: mapeando ações e projetos de Extensão
Palavras-chave:
Inclusão, Extensão Universitária, Pessoas com deficiência, UECEResumo
O presente escrito busca compreender a inclusão dos estudantes com deficiência, a partir dos projetos de extensão desenvolvidos na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Apoiando-se na abordagem qualitativa, o estudo, de caráter documental, tomou como interstício o período de 2020-2022. A investigação adotou como referência principal os estudos de Saviani (1984), Falcão, Menezes e França (2020), Santos e Falcão (2021), Vigotski (2021; 2022) e Freire (1985). A análise incidiu sobre sete projetos de extensão desenvolvidos na UECE e revelou que a Extensão Universitária na referida instituição, se apresenta na perspectiva de fortalecimento de uma formação docente para a inclusão, no desenvolvimento da compensação da deficiência, possibilitando às pessoas com deficiência o acesso aos conteúdos culturais da humanidade, e na dialogicidade, sendo espaço de fala das pessoas com deficiência a respeito de sua realidade.
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Referências
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