Relações de gênero nas abordagens lúdicas da Educação Infantil: Uma revisão integrativa
Palavras-chave:
Relações de Gênero, Lúdico, Educação Infantil, Identidade de GêneroResumo
Observa-se que muitas escolas fortalecem estereótipos da sociedade, no que diz respeito as metodologias trabalhadas em jogos, brincadeiras e brinquedos, ocasionando uma distinção do que é de menino ou menina. Esse escrito tem por objetivo apresentar a revisão integrativa das produções que abordam as relações existentes entre o lúdico e a identidade de gênero em contexto da educação infantil. Após o levantamento na BDTD foram obtidos 4(quatro) trabalhos que que se aproximam da temática dessa pesquisa. Os resultados apontam que, sobretudo, nas escolas, as meninas são instruídas a brincar de boneca, casinha, incorporando papéis do materno e do domiciliar e os meninos de carrinho, futebol, das brincadeiras de força, poder estabelecendo relações de superioridade e de relações de trabalho fora do lar. É necessária uma maior discussão sobre essa temática nas escolas para descontruir os estereótipos e preconceitos criados em uma cultura marcado pela hierarquização do homem.
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