Comunidade Compra Fiado: intergeracionalidade e narrativas orais a partir de seus moradores
Palavras-chave:
Memória, Narrativas orais, Comunidade, IntergeracionalidadeResumo
Retomar, registrar, salvaguardar e socializar narrativas orais e memórias que compõem a trajetória histórico-cultural da comunidade Compra Fiado, município de Brejo Santo, Ceará, é o que se propõe como objetivo para essa pesquisa qualitativa. A problemática em questão foi levantada pelos moradores mais idosos: as novas gerações desconhecem as narrativas orais e as memórias do seu lugar de origem. A partir da escuta e análise interpretativa das narrativas partilhadas, enxergou-se como possibilidade o fortalecimento de entrelaçamentos entre as gerações passadas e atuais, bem como a análise das leituras possíveis que os moradores fazem do seu lugar a partir de suas narrativas. Observou-se que a identidade foi fortalecida, bem como o senso de pertencimento ao seu lugar a partir da participação efetiva em ações no projeto, despertando o interesse de outras pessoas a fazerem o mesmo em suas respectivas comunidades.
Downloads
Referências
BORDENAVE, Juan E. Díaz (1994). O que é participação? - Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 114.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CASTELLS, Manuel. Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, p. 106.
COELHO, Tâmara Maria Bezerra Costa. Sete histórias à sombra do cajueiro: tradição oral e participação de jovens na mediação intercultural comunitária. Dissertação (Mestrado em Educação) — Área de Especialização em Educação Intercultural, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/49328. Acesso em: 07 set. 2020.
CORRÊA, Joana Laura Cota; NEVES, Miranilde Oliveira. Educação do Campo: narrativas que protagonizam práticas de resistência. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021.
FIALHO, Lia Machado Fiuza et al. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505. Acesso em: 19 out. 2022.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011, p. 46.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança: 43ª Edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro/São Paulo: Cortez, 2021, p. 42.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. In: Educação. Porto Alegre, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais LTDA, 1990, p. 27.
MARQUES, Janote Pires. Além da história, a tradição oral: considerações sobre o ensino de História da África na educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 164-182, maio/ago. 2017.
MATOS, Gislayne Avelar; SORSY, Inno. O ofício do contador de histórias. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009, p. 3.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Francisca Sandra de Sousa, Veridiane Rosa da Silva, Alessandro Alencar de Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.