Comunidade Compra Fiado: intergeracionalidade e narrativas orais a partir de seus moradores

Autores

Palavras-chave:

Memória, Narrativas orais, Comunidade, Intergeracionalidade

Resumo

Retomar, registrar, salvaguardar e socializar narrativas orais e memórias que compõem a trajetória histórico-cultural da comunidade Compra Fiado, município de Brejo Santo, Ceará, é o que se propõe como objetivo para essa pesquisa qualitativa. A problemática em questão foi levantada pelos moradores mais idosos: as novas gerações desconhecem as narrativas orais e as memórias do seu lugar de origem. A partir da escuta e análise interpretativa das narrativas partilhadas, enxergou-se como possibilidade o fortalecimento de entrelaçamentos entre as gerações passadas e atuais, bem como a análise das leituras possíveis que os moradores fazem do seu lugar a partir de suas narrativas. Observou-se que a identidade foi fortalecida, bem como o senso de pertencimento ao seu lugar a partir da participação efetiva em ações no projeto, despertando o interesse de outras pessoas a fazerem o mesmo em suas respectivas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Sandra de Sousa, Universidade Regional do Cariri

Pedagoga e Mestranda pela Universidade Regional do Cariri (URCA), graduada em Matemática pela mesma instituição, especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Vale do Salgado (UVS), professora efetiva e formadora da rede municipal de ensino de Brejo Santo, CE.

Veridiane Rosa da Silva, Universidade Regional do Cariri

Pedagoga e Mestranda em Educação pela Universidade Regional do Cariri (URCA), especialista em Psicopedagogia Institucional e Clinica pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Atua como formadora e professora efetiva na rede municipal Brejo Santo-CE. 

Alessandro Alencar de Moura, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Letras e Especialista em Língua Portuguesa e Arte Educação pela Universidade Regional do Cariri. Mestre em Letras, pela UFCG, Campus Cajazeiras-PB. Atua como superintendente escolar, com vínculo efetivo, nos níveis estadual e municipal.

Referências

BORDENAVE, Juan E. Díaz (1994). O que é participação? - Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 114.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CASTELLS, Manuel. Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, p. 106.

COELHO, Tâmara Maria Bezerra Costa. Sete histórias à sombra do cajueiro: tradição oral e participação de jovens na mediação intercultural comunitária. Dissertação (Mestrado em Educação) — Área de Especialização em Educação Intercultural, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/49328. Acesso em: 07 set. 2020.

CORRÊA, Joana Laura Cota; NEVES, Miranilde Oliveira. Educação do Campo: narrativas que protagonizam práticas de resistência. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021.

FIALHO, Lia Machado Fiuza et al. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505. Acesso em: 19 out. 2022.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011, p. 46.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança: 43ª Edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro/São Paulo: Cortez, 2021, p. 42.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. In: Educação. Porto Alegre, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais LTDA, 1990, p. 27.

MARQUES, Janote Pires. Além da história, a tradição oral: considerações sobre o ensino de História da África na educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 164-182, maio/ago. 2017.

MATOS, Gislayne Avelar; SORSY, Inno. O ofício do contador de histórias. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009, p. 3.

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Sousa, F. S. de ., Silva, V. R. da ., & Moura, A. A. de . (2022). Comunidade Compra Fiado: intergeracionalidade e narrativas orais a partir de seus moradores . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8882