Manifesto contra as pequenas violências em um CEI da prefeitura de Fortaleza: um olhar para o fazer cotidiano
Palavras-chave:
Infância., Violência., Cotidiano.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre o Estágio Obrigatório na Educação Infantil, analisando as práticas educativas observadas dentro do Infantil I de um CEI da Rede Municipal de Fortaleza. O procedimento metodológico ocorreu por meio de uma revisão bibliográfica que observou a importância dos vínculos afetivos e a indissociabilidade do cuidar e educar nesse contexto da primeiríssima infância. Os resultados encontrados aqui foram um recorte de uma realidade ainda muito presente dentro do dia a dia das crianças da Educação Infantil de todo o Brasil, que seguem sendo desrespeitadas e assistidas por profissionais que não alinham suas práticas educacionais com o descrito nas leis federais e orientações educacionais vigentes.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. A afetividade no desenvolvimento da criança: contribuições de Henri Wallon. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG, vol. 33, nº 2, 2008. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/5271/4688. Acesso em: 1 jul. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Acesso em: Jul, 2022.
LEI 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Acesso em: jul, 2022.
SILVA, D.; ABREU, F. Vamos brincar de quê?: Cuidado e educação no desenvolvimento infantil. São Paulo: Summus, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lana Mara Matias Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.