Manifesto contra as pequenas violências em um CEI da prefeitura de Fortaleza: um olhar para o fazer cotidiano

Autores

Palavras-chave:

Infância., Violência., Cotidiano.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre o Estágio Obrigatório na Educação Infantil, analisando as práticas educativas observadas dentro do Infantil I de um CEI da Rede Municipal de Fortaleza. O procedimento metodológico ocorreu por meio de uma revisão bibliográfica que observou a importância dos vínculos afetivos e a indissociabilidade do cuidar e educar nesse contexto da primeiríssima infância. Os resultados encontrados aqui foram um recorte de uma realidade ainda muito presente dentro do dia a dia das crianças da Educação Infantil de todo o Brasil, que seguem sendo desrespeitadas e assistidas por profissionais que não alinham suas práticas educacionais com o descrito nas leis federais e orientações educacionais vigentes.

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Biografia do Autor

Lana Mara Matias Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Estudante da Abordagem Pikler por meio do grupo de estudos Diálogos com Pikler: estudos com bebês e crianças bem pequenas, vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará.

Referências

ALMEIDA, A. A afetividade no desenvolvimento da criança: contribuições de Henri Wallon. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG, vol. 33, nº 2, 2008. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/5271/4688. Acesso em: 1 jul. 2022.

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SILVA, D.; ABREU, F. Vamos brincar de quê?: Cuidado e educação no desenvolvimento infantil. São Paulo: Summus, 2015.

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Lima, L. M. M. (2022). Manifesto contra as pequenas violências em um CEI da prefeitura de Fortaleza: um olhar para o fazer cotidiano. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8879

Edição

Seção

Relato de experiência