Reflexões sobre a atuação docente: existe o professor ideal?
Palavras-chave:
Atuação Docente, Professor Ideal, Imagens Sociais da Docência, Características da DocênciaResumo
Refletir sobre a atuação do professor no exercício da docência é o foco das discussões deste texto. Mais especificamente, propomos adentrar nas imagens que se criam sobre o professor ideal, falar de características necessárias à sua prática docente, apontando possibilidades e impossibilidades ao cumprir suas funções na sociedade de que participa. É um estudo bibliográfico de natureza qualitativa, consubstanciado nas ideias de autores que nos auxiliam a melhor compreender e explicitar as tarefas desses profissionais. Assim entendendo, destacamos que a identidade profissional do professor envolve um agir dinâmico e complexo, exigindo-lhes uma inserção nos processos socializadores da profissão docente indispensável nos ambientes de aprendizagem e que, por isso, é preciso romper com a imagem idealizada de um modelo pronto e perfeito de professor.
.
Downloads
Referências
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e Prática Docente. São Paulo, Cortez, 2012.
GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de. Janeiro, Ed. Objetiva, 2001.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
NUNES, Maria Lúcia da Silva; MACHADO, Charliton José dos Santos; SOUSA, Débia Suênia da Silva. “Ensinar as creanças é o sacerdócio que conduz ao bem”: educação, docência e escola no jornal O Educador (1921-1922). Educ. Form., Fortaleza, v. 6, n. 1, e1485, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1485. Acesso em: 20 set. 2022.
PASSOS, M. (Org.). A mística da identidade docente: tradição, missão e profissionalização. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Silvina Pimentel Silva, Evanila Abreu de Oliveira, Carolina P. Ruivo Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.