Reflexões sobre a atuação docente: existe o professor ideal?

Autores

Palavras-chave:

Atuação Docente, Professor Ideal, Imagens Sociais da Docência, Características da Docência

Resumo

Refletir sobre a atuação do professor no exercício da docência é o foco das discussões deste texto. Mais especificamente, propomos adentrar nas imagens que se criam sobre o professor ideal, falar de características necessárias à sua prática docente, apontando possibilidades e impossibilidades ao cumprir suas funções na sociedade de que participa. É um estudo bibliográfico de natureza qualitativa, consubstanciado nas ideias de autores que nos auxiliam a melhor compreender e explicitar as tarefas desses profissionais. Assim entendendo, destacamos que a identidade profissional do professor envolve um agir dinâmico e complexo, exigindo-lhes uma inserção nos processos socializadores da profissão docente indispensável nos ambientes de aprendizagem e que, por isso, é preciso romper com a imagem idealizada de um modelo pronto e perfeito de professor.

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvina Pimentel Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Pedagogia (UECE) Doutora em Educação Brasileira – Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UNB). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UECE). 

Evanila Abreu de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Graduada em Pedagogia (UECE). Professora efetiva da rede municipal de Educação de Eusébio-CE.

Carolina P. Ruivo Silva, Faculdade Einstein

Graduada em Fisioterapia - Centro Universitário Christus; Graduada em Biologia pela Universidade Estadual do Ceará (2012) Fisioterapeuta do Centro de Educação e Saúde – CISE Especialização em Acupuntura (em andamento) Faculdade Einstein, FACEI- ABA- Fortaleza, CE,

Referências

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e Prática Docente. São Paulo, Cortez, 2012.

GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de. Janeiro, Ed. Objetiva, 2001.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

NUNES, Maria Lúcia da Silva; MACHADO, Charliton José dos Santos; SOUSA, Débia Suênia da Silva. “Ensinar as creanças é o sacerdócio que conduz ao bem”: educação, docência e escola no jornal O Educador (1921-1922). Educ. Form., Fortaleza, v. 6, n. 1, e1485, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1485. Acesso em: 20 set. 2022.

PASSOS, M. (Org.). A mística da identidade docente: tradição, missão e profissionalização. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Silva, S. P. ., Oliveira, E. A. de ., & Silva, C. P. R. . (2022). Reflexões sobre a atuação docente: existe o professor ideal?. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8800