Estágio supervisionado: ação, formação e transformação docente no ensino básico

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Prática, Formação, Experiência

Resumo

O presente artigo integra parte das atividades tidas como requisito para a conclusão da disciplina de estágio supervisionado IV tem como objetivo principal a reflexão sobre as contribuições e experiências vivenciadas no estágio supervisionado realizado no ano de 2022 na escola João Alencar de Figueiredo situada na cidade de Juazeiro do Norte -CE nas turmas de 6º e 7º ano entre os dias 10 e 31 de maio do referido ano. Dito isto, nesse artigo pretende-se discorrer sobre as contribuições da experiência do estágio de regência no Ensino Fundamental II para a minha formação docente, lançando uma reflexão sobre as dinâmicas de ensino-aprendizagem no contexto de retomada às atividades presenciais nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aniel Vidal Torres, Universidade Regional do Cariri

Graduando em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Bolsista da Pró-reitora de Extensão (PROEX) pela mesma universidade; Integrante do Núcleo de Pesquisa em Ensino, História e Cidadania (NUPHISC).

Maria Arleilma Ferreira de Sousa, Universidade Regional do Cariri

Professora do Departamento de História na Universidade Regional do Cariri (URCA); Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Membro do Núcleo de Pesquisa em Ensino de História e Cidadania (NUPHISC).

Referências

ARROYO, Miguel G. Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação. Movimento - revista de educação. Rio de Janeiro, n. 2, p. 1-34, ago. 2015.

BRASIL. Resolução MEC/CNE 2/2015 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica. MEC: Brasília - DF, 2015.

CAIMI, Flávia Eloisa. O que precisa saber um professor de história?. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 105-124, jul./dez. 2015.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. FREIRE, Paulo. Editora Autores Associados: Cortez. São Paulo 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo vol. 4).

PALÚ, Janete. A Crise do capitalismo, a pandemia e a educação pública brasileira: reflexões e percepções. In: Desafios da educação em tempos de pandemia. Janete Palú, Jenerton Arlan Schütz, Leandro Mayer (org.). Editora Ilustração. Cruz Alta, Brasil. 2020.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. Editora Cortez. São Paulo, 2017.

SÁ, Thiago Tavares de; NETO, Francisco Raimundo Alves. A Docência no Brasil: História, obstáculos e perspectivas de formação e profissionalização no século XXI. Revista Tropos, Acre, ISSN: 2358-212X, vol. 5, n. 1, ed. jul. 2016.

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Torres, A. V. ., & Sousa, M. A. F. de . (2022). Estágio supervisionado: ação, formação e transformação docente no ensino básico. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8787

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)