Estágio supervisionado: ação, formação e transformação docente no ensino básico

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Prática, Formação, Experiência

Resumo

O presente artigo integra parte das atividades tidas como requisito para a conclusão da disciplina de estágio supervisionado IV tem como objetivo principal a reflexão sobre as contribuições e experiências vivenciadas no estágio supervisionado realizado no ano de 2022 na escola João Alencar de Figueiredo situada na cidade de Juazeiro do Norte -CE nas turmas de 6º e 7º ano entre os dias 10 e 31 de maio do referido ano. Dito isto, nesse artigo pretende-se discorrer sobre as contribuições da experiência do estágio de regência no Ensino Fundamental II para a minha formação docente, lançando uma reflexão sobre as dinâmicas de ensino-aprendizagem no contexto de retomada às atividades presenciais nas escolas.

Downloads

Biografia do Autor

Aniel Vidal Torres, Universidade Regional do Cariri

Graduando em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Bolsista da Pró-reitora de Extensão (PROEX) pela mesma universidade; Integrante do Núcleo de Pesquisa em Ensino, História e Cidadania (NUPHISC).

Maria Arleilma Ferreira de Sousa, Universidade Regional do Cariri

Professora do Departamento de História na Universidade Regional do Cariri (URCA); Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Membro do Núcleo de Pesquisa em Ensino de História e Cidadania (NUPHISC).

Referências

ARROYO, Miguel G. Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação. Movimento - revista de educação. Rio de Janeiro, n. 2, p. 1-34, ago. 2015.

BRASIL. Resolução MEC/CNE 2/2015 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica. MEC: Brasília - DF, 2015.

CAIMI, Flávia Eloisa. O que precisa saber um professor de história?. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 105-124, jul./dez. 2015.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. FREIRE, Paulo. Editora Autores Associados: Cortez. São Paulo 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo vol. 4).

PALÚ, Janete. A Crise do capitalismo, a pandemia e a educação pública brasileira: reflexões e percepções. In: Desafios da educação em tempos de pandemia. Janete Palú, Jenerton Arlan Schütz, Leandro Mayer (org.). Editora Ilustração. Cruz Alta, Brasil. 2020.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. Editora Cortez. São Paulo, 2017.

SÁ, Thiago Tavares de; NETO, Francisco Raimundo Alves. A Docência no Brasil: História, obstáculos e perspectivas de formação e profissionalização no século XXI. Revista Tropos, Acre, ISSN: 2358-212X, vol. 5, n. 1, ed. jul. 2016.

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Torres, A. V. ., & Sousa, M. A. F. de . (2022). Estágio supervisionado: ação, formação e transformação docente no ensino básico. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8787

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)