O Estágio Supervisionado como um lócus de experiências da docência
Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Docência, ExperiênciaResumo
O artigo tem como objetivo discutir sobre a importância dos estágios supervisionados para a formação de professores (as) e a minha experiência no estágio de regência que se deu na escola de ensino fundamental Mário da Silva Bem, na cidade de Juazeiro do Norte – CE, no bairro Frei Damião. A atuação esteve voltada para turmas do sexto ano do ensino fundamental II, na área de História. Para tanto, o texto que se apresenta resulta de um estudo exploratório qualitativo e bibliográfico acerca do tema e, sobretudo, da experiência nas atividades desenvolvidas. Foi possível concluir que os estágios são cruciais para formação profissional no que tange a mobilização de saberes docentes e constituição da prática. Além disso, o contato possibilita ao aluno(a) está imerso na realidade da escola, haja vista que, os desafios e aprendizagens são postas no dia a dia.
Downloads
Referências
CHARLOT, Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador na contradição. Revista da FAEEBA – Educação e contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, jul./dez. 2008
FEITOSA, Antônio Lucas. O bairro como projeto e processo: a inscrição do bairro Frei Damião na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Unimontes.br, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/226. acesso em: 27 jul. 2022
OLIVEIRA, Gislene; SOBRINHO, Francisco (Org.). Indisciplina na escola: origem, desafios e soluções. 1. ed. Olinda: Livro Rápido, 2016. 156p.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Nuances, v. III, set. 1997
PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2017. 312p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cicera Mônica Rodrigues da Silva, Maria Arleilma Ferreira de Sousa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.