Entraves na prática educativa de professores da educação EJA
Palavras-chave:
EJA, Desafios, Formação, Prática docenteResumo
Este artigo tem como objetivo discutir quais as dificuldades que permeiam a prática dos professores na educação de jovens e adultos. Para alcançar o objetivo deste trabalho, utilizamos a metodologia em pesquisa bibliográfica baseada em artigos e alguns autores que fundamentam o assunto. Como resultado a pesquisa facilitou a reflexão acerca dos desafios enfrentados pelos docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos especificamente: formação continuada insuficiente, falta de recursos didáticos que atenda as especificidades da modalidade de ensino EJA, baixa autoestima dos educandos, numero elevado de educandos desistente. Concluímos que apesar do déficit na formação inicial e continuada, falta de apoio das políticas públicas e material adequado para atuar com esse público tão peculiar que são os jovens, adultos e idosos, é possível perceber uma postura de acolhimento por parte dos professores (as) em relação aos alunos da EJA.
Downloads
Referências
ARROYO, M. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L. GIOVANETTI, M. A. G. C.; GOMES, N. L. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006a. p. 19-50, 2006.
BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1996.
BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, Editora, 1994.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
GENTIL, V.K. EJA: contexto histórico e desafios da formação docente. UNICRUZ Universidade de Cruz Alta, 2005.
LOPES, A.C. Políticas curriculares: continuidades ou mudanças de rumos? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 26, p. 109-118, maio/jun./jul./ago. 2004.
LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Metodologia Científica. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 1995.
MEC. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e Inclusão (SECAD). Trabalhando com a educação de jovens e adultos: alunos e alunas da EJA. Brasília: MEC, 2006.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand
Brasil, 2000.
OZGA, J. Investigação sobre políticas educacionais: terreno de contestação. Portugal: Porto, 2000.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre a educação de adultos. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 16 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
SIQUEIRA, A. B. O retorno de jovens e adultos aos estudos formais após 20, 30, 40 anos. Poiésis, Tubarão, v. 2, n. 1, p. 33-43, jan./jun. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Adriana Maria dos Santos, Marizete dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.