Entraves na prática educativa de professores da educação EJA

Autores

Palavras-chave:

EJA, Desafios, Formação, Prática docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir quais as dificuldades que permeiam a prática dos professores na educação de jovens e adultos. Para alcançar o objetivo deste trabalho, utilizamos a metodologia em pesquisa bibliográfica baseada em artigos e alguns autores que fundamentam o assunto. Como resultado a pesquisa facilitou a reflexão acerca dos desafios  enfrentados  pelos  docentes  que  atuam  na  Educação  de  Jovens  e  Adultos especificamente: formação continuada insuficiente, falta de recursos didáticos que atenda as especificidades da modalidade de ensino EJA, baixa autoestima dos educandos, numero elevado de educandos desistente. Concluímos que apesar do déficit na formação inicial e continuada, falta de apoio das políticas públicas e material adequado para atuar com esse público tão peculiar que são os jovens, adultos e idosos, é possível perceber uma postura de acolhimento por parte dos professores (as) em relação aos alunos da EJA.

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Biografia do Autor

Adriana Maria dos Santos, Faculdade PLUS

Técnico em Estética pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC – Ceará.

Marizete dos Santos, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Graduação em Pedagogia pela Universidade estadual Vale do Acaraú. Especialização em Educação   Infantil e Alfabetização pela Faculdade Vale do Jaguaribe. Professora na Rede Pública Municipal de Fortaleza.

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Publicado

2022-11-18

Como Citar

Santos, A. M. dos ., & Santos, M. dos. (2022). Entraves na prática educativa de professores da educação EJA. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8767