As práticas educacionais presentes no romance Torto arado segundo a teoria de Paulo Freire
Palavras-chave:
Torto arado, Paulo Freire, Educação bancária, Educação libertadoraResumo
A história do romance Torto arado (VIEIRA JUNIOR, 2019) acompanha as vivências das irmãs Bibiana e Belonísia. A partir da construção de uma escola na comunidade em que viviam, apresentam-se duas formas de ver a educação e duas concepções de ensino. Enquanto Belonísia não encontrava sentido nas atividades propostas pela professora, Bibiana compreendia a educação como um meio de libertação. Esses cenários podem ser relacionados à teoria de Paulo Freire. Assim, o objetivo deste artigo é analisar as situações, presentes no livro Torto arado, que ilustram os exercícios da educação bancária e da educação libertadora. Seguimos uma abordagem qualitativa, com caráter teórico-bibliográfico, utilizando como fonte os relatos escritos no romance supracitado, em diálogo com os conceitos apresentados na obra Pedagogia do oprimido (FREIRE, 2021). Essa analogia reforça a importância do legado freireano, demonstrando suas contribuições para a educação, principalmente em relação ao desenvolvimento da consciência crítica para a emancipação humana.
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Referências
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