As práticas educacionais presentes no romance Torto arado segundo a teoria de Paulo Freire

Autores

Palavras-chave:

Torto arado, Paulo Freire, Educação bancária, Educação libertadora

Resumo

A história do romance Torto arado (VIEIRA JUNIOR, 2019) acompanha as vivências das irmãs Bibiana e Belonísia. A partir da construção de uma escola na comunidade em que viviam, apresentam-se duas formas de ver a educação e duas concepções de ensino. Enquanto Belonísia não encontrava sentido nas atividades propostas pela professora, Bibiana compreendia a educação como um meio de libertação. Esses cenários podem ser relacionados à teoria de Paulo Freire. Assim, o objetivo deste artigo é analisar as situações, presentes no livro Torto arado, que ilustram os exercícios da educação bancária e da educação libertadora. Seguimos uma abordagem qualitativa, com caráter teórico-bibliográfico, utilizando como fonte os relatos escritos no romance supracitado, em diálogo com os conceitos apresentados na obra Pedagogia do oprimido (FREIRE, 2021). Essa analogia reforça a importância do legado freireano, demonstrando suas contribuições para a educação, principalmente em relação ao desenvolvimento da consciência crítica para a emancipação humana.

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Biografia do Autor

Rafaela da Costa Souza, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará e mestranda em Educação pela mesma instituição.

Tania Vicente Viana, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, mestre e doutora em Educação pela mesma instituição. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

Referências

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VIEIRA JÚNIOR, I. Torto arado. 1. ed. São Paulo: Todavia, 2019.

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Souza, R. da C. ., & Viana, T. V. . (2022). As práticas educacionais presentes no romance Torto arado segundo a teoria de Paulo Freire. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8748

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