Diários da pandemia: saúde mental dos alunos da Educação Especial da Pedagogia
Palavras-chave:
Pandemia da Covid-19, Saúde Mental e Educação, Alunos do Público-alvo da Educação Especial, Ensino SuperiorResumo
Em dezembro de 2019, a China comunicou a existência de uma pneumonia atípica em Wuhan. A doença apresentava uma capacidade de contágio muito veloz. O nome Covid-19 foi atribuído para designar essa nova enfermidade, que logo ocasionou uma pandemia. Simultaneamente, foi gerado um quadro de sofrimento psíquico coletivo. Esta pesquisa objetivou, em geral, investigar a saúde mental dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2020. Especificamente, visou: identificar o estado psicológico do discente nesse período; averiguar o impacto da pandemia no desempenho acadêmico e verificar o risco de evasão. Assim, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa, um estudo de caso, com uma amostra de 5 estudantes do público-alvo da Educação Especial. Os resultados indicaram: um comprometimento da saúde mental - caracterizado sobretudo por ansiedade; agravamento de transtornos psicológicos preexistentes e prejuízo da capacidade produtiva. Esse quadro dificultou a qualidade da aprendizagem nesse período.
Downloads
Referências
BIRMAN, J. O trauma na pandemia do coronavírus: suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
DACOLMO, M. Um tempo para não esquecer: a visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
DIAS, C. A.; VIANA, T. V. Diários da pandemia da Covid-19: relato dos discentes de Pedagogia da UFC. In: 1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação, 2021, Uberaba. Anais do 1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação. Uberaba, CESaM, 2021. p. 94-94.
ESTRADA ARAOZ, E. G.; GALLEGOS RAMOS, N. A. Esgotamento emocional em estudantes universitários peruanos no contexto da pandemia COVID-19. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e6759, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7i1.6759. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/6759. Acesso em: 5 set. 2022.
FORTALEZA. Câmara Municipal de Fortaleza. Hospitais de Campanha do PV e HGF comemoram 2 pacientes recuperados de Covid-19. Disponível em: https://www.cmfor.ce.gov.br/. Acesso em: 2 ago. 2021.
GAUDENZI, P. Cenários brasileiros da Saúde Mental em tempos de Covid-19: uma reflexão. Interface, Botucatu-SP, v. 25 (Supl.1), p. 1-15, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.200330. Acesso em: 2 ago. 2021.
GUERREIRO, V. M. S.; CARVALHO, J. D.; VIANA, T. V. Sofrimento mental na pandemia: relatos de alunos do público-alvo da Educação Especial. In: 1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação, 2021, Uberaba. Anais do 1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação. Uberaba: CESaM, 2021. p. 92-93.
LOPES, J. M. R.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de. Experiências formativas através de diários de formação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3573. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3573. Acesso em: 5/09/2022.
MANDETTA, L. H. Um paciente chamado Brasil: os bastidores da luta contra o coronavírus. Rio de Janeiro – RJ: Editora Objetiva, 2020.
OMOTE, Sadao. Deficiência e não-deficiência: recortes de um mesmo tecido. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 1, n. 2, p. 65-73, 1994.
GAUDENZI, P. Cenários brasileiros da Saúde Mental em tempos de Covid-19: uma reflexão. Interface, Botucatu-SP, v. 25 (Supl.1), p. 1-15, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.200330. Acesso em: 4 ago. 2022.
REINACH, F. A chegada do novo coronavírus no Brasil. Livro virtual. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. Edição Kindle.
WHO. World Health Organization. Novel Coronavirus (2019-nCoV): situation report-1. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200121-sitrep-1-2019-ncov.pdf?sfvrsn=20a99c10_4. Acesso em: 2 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Joyce Duarte de Carvalho, Victória Mercya Sousa Guerreiro, Tania Vicente Viana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.