Diários da pandemia: saúde mental dos alunos da Educação Especial da Pedagogia

Autores

Palavras-chave:

Pandemia da Covid-19, Saúde Mental e Educação, Alunos do Público-alvo da Educação Especial, Ensino Superior

Resumo

Em dezembro de 2019, a China comunicou a existência de uma pneumonia atípica em Wuhan. A doença apresentava uma capacidade de contágio muito veloz. O nome Covid-19 foi atribuído para designar essa nova enfermidade, que logo ocasionou uma pandemia. Simultaneamente, foi gerado um quadro de sofrimento psíquico coletivo. Esta pesquisa objetivou, em geral, investigar a saúde mental dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2020. Especificamente, visou: identificar o estado psicológico do discente nesse período; averiguar o impacto da pandemia no desempenho acadêmico e verificar o risco de evasão. Assim, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa, um estudo de caso, com uma amostra de 5 estudantes do público-alvo da Educação Especial. Os resultados indicaram: um comprometimento da saúde mental - caracterizado sobretudo por ansiedade; agravamento de transtornos psicológicos preexistentes e prejuízo da capacidade produtiva. Esse quadro dificultou a qualidade da aprendizagem nesse período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Duarte de Carvalho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Aluna do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Programa de Iniciação Acadêmica da UFC nos anos de 2020 e 2021.

Victória Mercya Sousa Guerreiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Aluna do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Programa de Iniciação Acadêmica da UFC nos anos de 2021 e 2022.

Tania Vicente Viana, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e doutora em Educação pela mesma instituição. Professora da Faculdade de Educação (Faced) da UFC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC.

Referências

BIRMAN, J. O trauma na pandemia do coronavírus: suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

DACOLMO, M. Um tempo para não esquecer: a visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

DIAS, C. A.; VIANA, T. V. Diários da pandemia da Covid-19: relato dos discentes de Pedagogia da UFC. In: 1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação, 2021, Uberaba. Anais do 1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação. Uberaba, CESaM, 2021. p. 94-94.

ESTRADA ARAOZ, E. G.; GALLEGOS RAMOS, N. A. Esgotamento emocional em estudantes universitários peruanos no contexto da pandemia COVID-19. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e6759, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7i1.6759. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/6759. Acesso em: 5 set. 2022.

FORTALEZA. Câmara Municipal de Fortaleza. Hospitais de Campanha do PV e HGF comemoram 2 pacientes recuperados de Covid-19. Disponível em: https://www.cmfor.ce.gov.br/. Acesso em: 2 ago. 2021.

GAUDENZI, P. Cenários brasileiros da Saúde Mental em tempos de Covid-19: uma reflexão. Interface, Botucatu-SP, v. 25 (Supl.1), p. 1-15, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.200330. Acesso em: 2 ago. 2021.

GUERREIRO, V. M. S.; CARVALHO, J. D.; VIANA, T. V. Sofrimento mental na pandemia: relatos de alunos do público-alvo da Educação Especial. In: 1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação, 2021, Uberaba. Anais do 1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação. Uberaba: CESaM, 2021. p. 92-93.

LOPES, J. M. R.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de. Experiências formativas através de diários de formação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3573. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3573. Acesso em: 5/09/2022.

MANDETTA, L. H. Um paciente chamado Brasil: os bastidores da luta contra o coronavírus. Rio de Janeiro – RJ: Editora Objetiva, 2020.

OMOTE, Sadao. Deficiência e não-deficiência: recortes de um mesmo tecido. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 1, n. 2, p. 65-73, 1994.

GAUDENZI, P. Cenários brasileiros da Saúde Mental em tempos de Covid-19: uma reflexão. Interface, Botucatu-SP, v. 25 (Supl.1), p. 1-15, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.200330. Acesso em: 4 ago. 2022.

REINACH, F. A chegada do novo coronavírus no Brasil. Livro virtual. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. Edição Kindle.

WHO. World Health Organization. Novel Coronavirus (2019-nCoV): situation report-1. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200121-sitrep-1-2019-ncov.pdf?sfvrsn=20a99c10_4. Acesso em: 2 ago. 2021.

Publicado

2022-11-01

Como Citar

Carvalho, J. D. de ., Guerreiro, V. M. S. ., & Viana, T. V. . (2022). Diários da pandemia: saúde mental dos alunos da Educação Especial da Pedagogia. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–22. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8749