Diários da pandemia: saúde mental dos alunos da Educação Especial da Pedagogia
Palavras-chave:
Pandemia da Covid-19, Saúde Mental e Educação, Alunos do Público-alvo da Educação Especial, Ensino SuperiorResumo
Em dezembro de 2019, a China comunicou a existência de uma pneumonia atípica em Wuhan. A doença apresentava uma capacidade de contágio muito veloz. O nome Covid-19 foi atribuído para designar essa nova enfermidade, que logo ocasionou uma pandemia. Simultaneamente, foi gerado um quadro de sofrimento psíquico coletivo. Esta pesquisa objetivou, em geral, investigar a saúde mental dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2020. Especificamente, visou: identificar o estado psicológico do discente nesse período; averiguar o impacto da pandemia no desempenho acadêmico e verificar o risco de evasão. Assim, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa, um estudo de caso, com uma amostra de 5 estudantes do público-alvo da Educação Especial. Os resultados indicaram: um comprometimento da saúde mental - caracterizado sobretudo por ansiedade; agravamento de transtornos psicológicos preexistentes e prejuízo da capacidade produtiva. Esse quadro dificultou a qualidade da aprendizagem nesse período.
Downloads
Referências
BIRMAN, J. O trauma na pandemia do coronavírus: suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
DACOLMO, M. Um tempo para não esquecer: a visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
DIAS, C. A.; VIANA, T. V. Diários da pandemia da Covid-19: relato dos discentes de Pedagogia da UFC. In: 1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação, 2021, Uberaba. Anais do 1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação. Uberaba, CESaM, 2021. p. 94-94.
ESTRADA ARAOZ, E. G.; GALLEGOS RAMOS, N. A. Esgotamento emocional em estudantes universitários peruanos no contexto da pandemia COVID-19. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e6759, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7i1.6759. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/6759. Acesso em: 5 set. 2022.
FORTALEZA. Câmara Municipal de Fortaleza. Hospitais de Campanha do PV e HGF comemoram 2 pacientes recuperados de Covid-19. Disponível em: https://www.cmfor.ce.gov.br/. Acesso em: 2 ago. 2021.
GAUDENZI, P. Cenários brasileiros da Saúde Mental em tempos de Covid-19: uma reflexão. Interface, Botucatu-SP, v. 25 (Supl.1), p. 1-15, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.200330. Acesso em: 2 ago. 2021.
GUERREIRO, V. M. S.; CARVALHO, J. D.; VIANA, T. V. Sofrimento mental na pandemia: relatos de alunos do público-alvo da Educação Especial. In: 1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação, 2021, Uberaba. Anais do 1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação. Uberaba: CESaM, 2021. p. 92-93.
LOPES, J. M. R.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de. Experiências formativas através de diários de formação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3573. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3573. Acesso em: 5/09/2022.
MANDETTA, L. H. Um paciente chamado Brasil: os bastidores da luta contra o coronavírus. Rio de Janeiro – RJ: Editora Objetiva, 2020.
OMOTE, Sadao. Deficiência e não-deficiência: recortes de um mesmo tecido. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 1, n. 2, p. 65-73, 1994.
GAUDENZI, P. Cenários brasileiros da Saúde Mental em tempos de Covid-19: uma reflexão. Interface, Botucatu-SP, v. 25 (Supl.1), p. 1-15, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.200330. Acesso em: 4 ago. 2022.
REINACH, F. A chegada do novo coronavírus no Brasil. Livro virtual. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. Edição Kindle.
WHO. World Health Organization. Novel Coronavirus (2019-nCoV): situation report-1. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200121-sitrep-1-2019-ncov.pdf?sfvrsn=20a99c10_4. Acesso em: 2 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Joyce Duarte de Carvalho, Victória Mercya Sousa Guerreiro, Tania Vicente Viana
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.