Como fica o ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19?

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Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Pandemia, Covid-19

Resumo

A chegada da pandemia da Covid-19 trouxe profundas transformações nos mais variados aspectos da vida cotidiana, incluindo as realidades educativas e os processos de ensino-aprendizagem. O principal objetivo do presente texto é apresentar discussões iniciais sobre as possibilidades e potencialidades do ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19. Para isso, é realizada breve retomada conceitual sobre o campo do ensino de Geografia, em especial a partir do conceito do objeto de estudo da Geografia – espaço geográfico – e da definição de Geografia escolar, sendo os mesmos contextualizados para o momento contemporâneo. Ainda, são apresentadas algumas considerações a partir da prática docente, no caso dos estudos dirigidos remotos de Geografia, realizados no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ao longo do ano letivo de 2020, destacando os movimentos pedagógicos realizados e apontando suas fortalezas e fragilidades percebidas ao longo do processo.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor e Pós-Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor e Pesquisador do Departamento de Humanidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Oliveira, V. H. N. (2021). Como fica o ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19?. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–15. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4577