Como fica o ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19?
Palavras-chave:
Ensino, Geografia, Pandemia, Covid-19Resumo
A chegada da pandemia da Covid-19 trouxe profundas transformações nos mais variados aspectos da vida cotidiana, incluindo as realidades educativas e os processos de ensino-aprendizagem. O principal objetivo do presente texto é apresentar discussões iniciais sobre as possibilidades e potencialidades do ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19. Para isso, é realizada breve retomada conceitual sobre o campo do ensino de Geografia, em especial a partir do conceito do objeto de estudo da Geografia – espaço geográfico – e da definição de Geografia escolar, sendo os mesmos contextualizados para o momento contemporâneo. Ainda, são apresentadas algumas considerações a partir da prática docente, no caso dos estudos dirigidos remotos de Geografia, realizados no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ao longo do ano letivo de 2020, destacando os movimentos pedagógicos realizados e apontando suas fortalezas e fragilidades percebidas ao longo do processo.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1. p. 44-46. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html Acesso em: 03 jan. 2021.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 1. ed. Campinas: Papirus, 2008. 190p.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. O papel da Geografia diante da pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 03, n. 07, p. 80-84, 2020a. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Nedel/3024 Acesso em: 03 jan. 2021.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Estudos remotos em tempos de Covid-19: o caso da Geografia no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Revista Científica Educ@ção, v. 04, n. 08, p. 946-955, 2020b. Disponível em: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/104 Acesso em: 03 jan. 2021.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Estudos domiciliares na pandemia da COVID-19 e a Geografia no Colégio de Aplicação da UFRGS. Revista Navegações: estudos e pesquisas em educação, 2020c. No prelo.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 1996. 388p.
VASQUES, Daniel Giordani; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Iniciação Científica na pandemia: uma análise dos estudos remotos ao Ensino Fundamental. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 01, p. 164-179, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9084 Acesso em: 03 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Victor Hugo Nedel Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.