A mulher na ciência brasileira e o ensino de Ciências
Palavras-chave:
Habilidades, Ensino de Ciências, Mulher na CiênciaResumo
O objetivo deste trabalho é promover metodologias de ensino que estimulem as estudantes a buscarem uma profissão na área científica. Dessa maneira, disponibilizamos para as alunas das 2ª Séries de uma escola pública de São Manuel/SP um artigo da pesquisadora Benite “Uma visão da química bioinorgânica medicinal” para leitura e análise. Após a leitura realizamos uma roda de conversa com as alunas para saber que habilidades a mulher que escreveu o texto apresentou domínio, se os conhecimentos apresentados eram relativos, apenas, ao sexo masculino e como o ensino de Ciências é apresentado aos discentes (Leis e teorias). Os resultados da análise foram proveitosos, pois as meninas conseguiram exteriorizar o quanto a figura masculina é favorecida nos livros didáticos, apostilas e sites de pesquisa que tratam de saberes da Física, Química e Biologia. Perceberam, também, a necessidade de uma presença feminina, maior, neste contexto de estudo e profissão.
Downloads
Referências
BENITE, Anna Maria Canavarro; MACHADO, Sérgio de Paula; BARREIRO, Eliezer J. Uma visão da química bioinorgânica medicinal. Química Nova, v. 30, n. 8, p. 2062-2067, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/HX6rb7VTVqjhLJ6cGfTNGvD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cátia Lunardi Torres da Silva, Gabriela Cavalante Alves Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.