A mulher na ciência brasileira e o ensino de Ciências

Autores

Palavras-chave:

Habilidades, Ensino de Ciências, Mulher na Ciência

Resumo

O objetivo deste trabalho é promover metodologias de ensino que estimulem as estudantes a buscarem uma profissão na área científica. Dessa maneira, disponibilizamos para as alunas das 2ª Séries de uma escola pública de São Manuel/SP um artigo da pesquisadora Benite “Uma visão da química bioinorgânica medicinal” para leitura e análise. Após a leitura realizamos uma roda de conversa com as alunas para saber que habilidades a mulher que escreveu o texto apresentou domínio, se os conhecimentos apresentados eram relativos, apenas, ao sexo masculino e como o ensino de Ciências é apresentado aos discentes (Leis e teorias). Os resultados da análise foram proveitosos, pois as meninas conseguiram exteriorizar o quanto a figura masculina é favorecida nos livros didáticos, apostilas e sites de pesquisa que tratam de saberes da Física, Química e Biologia. Perceberam, também, a necessidade de uma presença feminina, maior, neste contexto de estudo e profissão.

Downloads

Biografia do Autor

Cátia Lunardi Torres da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestra em ensino pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru/SP por meio do Programa de Pós Graduação Docência para Educação Básica (2019). Possui graduação em Química - Faculdades Integradas Regionais de Avaré (2008).

Gabriela Cavalante Alves Gomes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda vinculada ao Programa de Pós Graduação em Docência para a Educação Básica, professora PEB II ligada à Secretaria da Educação de São Paulo. É graduada em Filosofia (UNESP, 2005) e especialista em Recursos de Mídias na Educação (UFSCAR, 2019).

 

Referências

BENITE, Anna Maria Canavarro; MACHADO, Sérgio de Paula; BARREIRO, Eliezer J. Uma visão da química bioinorgânica medicinal. Química Nova, v. 30, n. 8, p. 2062-2067, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/HX6rb7VTVqjhLJ6cGfTNGvD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 mar. 2022.

Publicado

2022-10-20

Como Citar

Silva, C. L. T. da, & Gomes, G. C. A. (2022). A mulher na ciência brasileira e o ensino de Ciências. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8542

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)