A mulher na ciência brasileira e o ensino de Ciências
Palavras-chave:
Habilidades, Ensino de Ciências, Mulher na CiênciaResumo
O objetivo deste trabalho é promover metodologias de ensino que estimulem as estudantes a buscarem uma profissão na área científica. Dessa maneira, disponibilizamos para as alunas das 2ª Séries de uma escola pública de São Manuel/SP um artigo da pesquisadora Benite “Uma visão da química bioinorgânica medicinal” para leitura e análise. Após a leitura realizamos uma roda de conversa com as alunas para saber que habilidades a mulher que escreveu o texto apresentou domínio, se os conhecimentos apresentados eram relativos, apenas, ao sexo masculino e como o ensino de Ciências é apresentado aos discentes (Leis e teorias). Os resultados da análise foram proveitosos, pois as meninas conseguiram exteriorizar o quanto a figura masculina é favorecida nos livros didáticos, apostilas e sites de pesquisa que tratam de saberes da Física, Química e Biologia. Perceberam, também, a necessidade de uma presença feminina, maior, neste contexto de estudo e profissão.
Downloads
Referências
BENITE, Anna Maria Canavarro; MACHADO, Sérgio de Paula; BARREIRO, Eliezer J. Uma visão da química bioinorgânica medicinal. Química Nova, v. 30, n. 8, p. 2062-2067, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/HX6rb7VTVqjhLJ6cGfTNGvD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cátia Lunardi Torres da Silva, Gabriela Cavalante Alves Gomes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.