A mulher na ciência brasileira e o ensino de Ciências

Autores

Palavras-chave:

Habilidades, Ensino de Ciências, Mulher na Ciência

Resumo

O objetivo deste trabalho é promover metodologias de ensino que estimulem as estudantes a buscarem uma profissão na área científica. Dessa maneira, disponibilizamos para as alunas das 2ª Séries de uma escola pública de São Manuel/SP um artigo da pesquisadora Benite “Uma visão da química bioinorgânica medicinal” para leitura e análise. Após a leitura realizamos uma roda de conversa com as alunas para saber que habilidades a mulher que escreveu o texto apresentou domínio, se os conhecimentos apresentados eram relativos, apenas, ao sexo masculino e como o ensino de Ciências é apresentado aos discentes (Leis e teorias). Os resultados da análise foram proveitosos, pois as meninas conseguiram exteriorizar o quanto a figura masculina é favorecida nos livros didáticos, apostilas e sites de pesquisa que tratam de saberes da Física, Química e Biologia. Perceberam, também, a necessidade de uma presença feminina, maior, neste contexto de estudo e profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Lunardi Torres da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestra em ensino pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru/SP por meio do Programa de Pós Graduação Docência para Educação Básica (2019). Possui graduação em Química - Faculdades Integradas Regionais de Avaré (2008).

Gabriela Cavalante Alves Gomes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda vinculada ao Programa de Pós Graduação em Docência para a Educação Básica, professora PEB II ligada à Secretaria da Educação de São Paulo. É graduada em Filosofia (UNESP, 2005) e especialista em Recursos de Mídias na Educação (UFSCAR, 2019).

 

Referências

BENITE, Anna Maria Canavarro; MACHADO, Sérgio de Paula; BARREIRO, Eliezer J. Uma visão da química bioinorgânica medicinal. Química Nova, v. 30, n. 8, p. 2062-2067, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/HX6rb7VTVqjhLJ6cGfTNGvD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 mar. 2022.

Publicado

2022-10-20

Como Citar

Silva, C. L. T. da, & Gomes, G. C. A. (2022). A mulher na ciência brasileira e o ensino de Ciências. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8542

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)