Mulheres e Ciência: apontamentos sobre antigos e novos desafios
Palavras-chave:
Gênero, Ciência, Conquistas, DesafiosResumo
Este artigo investiga como a relação entre Gênero e Ciência tem sido pesquisada nas duas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e fundamentada na revisão de literatura. Por ser de caráter exploratório, visa apresentar ao leitor elementos que contribuam para uma análise introdutória sobre o tema. Para isso, foram escolhidos artigos, dissertações e periódicos produzidos entre 2000 e 2020. Sobre os resultados, as pesquisas analisadas apontam a importância da educação para a consolidação de avanços com relação à igualdade de gênero; revelam conquistas e desafios enfrentados por mulheres, tanto no presente quanto no passado, quanto no presente; e apresentam algumas mulheres pioneiras que foram além do que lhes era permitido e esperado, contribuindo para o desenvolvimento do entendimento humano em diferentes áreas do conhecimento.
Downloads
Referências
w/1717/2019. Acesso em: 19 jan. 2022AREND, Karine; SILVA, Maria Luiza Machado. Mulheres nas ciências: ações educativas para a reflexão do papel das mulheres no universo das ciências. Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 2, p. 595 – 609, 2020. Disponível em: https://www.seer.furg.br/divedu/article/view/11431. Acesso em: 19 jan. 2022.
IBGE. Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101784_informativo.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.
INEP. Censo da Educação Básica 2020: Resumo técnico. Brasília: Inep/MEC, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.
INEP. Censo da Educação Superior 2019: Divulgação dos resultados. Brasília: Inep/MEC. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.
CHASSOT, A. I. A ciência é masculina? É sim, senhora. 9. ed. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2019. 166 p. ISBN 978-857431-836-3.
LAZZARINI, Ana Beatriz et al. Mulheres na Ciência: papel da educação sem desigualdade de gênero Revista Ciência em Extensão. v. 14, n. 2, p.188 – 194, 2018. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1717/2019. Acesso em: 19 jan. 2022.
MARCONI, Marina de Adrade; LAKATOS, Eva Maria. Ciência e conhecimento científico. In: MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. p. 75 – 82.
OLINTO, Gilda. A inclusão das mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, v. 5, n.1, p. 68 – 77, jul./dez. 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1667. Acesso em: 19 jan. 2022.
SCHIEBINGER, Londa. Introdução. In: SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? Bauru: EDUSC, 2001. p. 41.
SOBREIRA, Josimeire de Lima. Estudantes de engenharia na UTFPR: uma abordagem de gênero. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2006. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=41627. Acesso em: 19 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriela Cavalante Alves Gomes, Cátia Lunardi Torres da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.