Mulheres e Ciência: apontamentos sobre antigos e novos desafios

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Ciência, Conquistas, Desafios

Resumo

Este artigo investiga como a relação entre Gênero e Ciência tem sido pesquisada nas duas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e fundamentada na revisão de literatura. Por ser de caráter exploratório, visa apresentar ao leitor elementos que contribuam para uma análise introdutória sobre o tema. Para isso, foram escolhidos artigos, dissertações e periódicos produzidos entre 2000 e 2020. Sobre os resultados, as pesquisas analisadas apontam a importância da educação para a consolidação de avanços com relação à igualdade de gênero; revelam conquistas e desafios enfrentados por mulheres, tanto no presente quanto no passado, quanto no presente; e apresentam algumas mulheres pioneiras que foram além do que lhes era permitido e esperado, contribuindo para o desenvolvimento do entendimento humano em diferentes áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Cavalante Alves Gomes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda vinculada ao Programa de Pós Graduação em Docência para a Educação Básica, professora PEB II ligada à Secretaria da Educação de São Paulo. É graduada em Filosofia (UNESP, 2005) e especialista em Recursos de Mídias na Educação (UFSCAR, 2019).

Cátia Lunardi Torres da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestra em ensino pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru/SP por meio do Programa de Pós Graduação "Docência para Educação Básica" (2019). Possui graduação em Química - Faculdades Integradas Regionais de Avaré (2008).

 

Referências

w/1717/2019. Acesso em: 19 jan. 2022AREND, Karine; SILVA, Maria Luiza Machado. Mulheres nas ciências: ações educativas para a reflexão do papel das mulheres no universo das ciências. Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 2, p. 595 – 609, 2020. Disponível em: https://www.seer.furg.br/divedu/article/view/11431. Acesso em: 19 jan. 2022.

IBGE. Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101784_informativo.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.

INEP. Censo da Educação Básica 2020: Resumo técnico. Brasília: Inep/MEC, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.

INEP. Censo da Educação Superior 2019: Divulgação dos resultados. Brasília: Inep/MEC. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.

CHASSOT, A. I. A ciência é masculina? É sim, senhora. 9. ed. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2019. 166 p. ISBN 978-857431-836-3.

LAZZARINI, Ana Beatriz et al. Mulheres na Ciência: papel da educação sem desigualdade de gênero Revista Ciência em Extensão. v. 14, n. 2, p.188 – 194, 2018. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1717/2019. Acesso em: 19 jan. 2022.

MARCONI, Marina de Adrade; LAKATOS, Eva Maria. Ciência e conhecimento científico. In: MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. p. 75 – 82.

OLINTO, Gilda. A inclusão das mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, v. 5, n.1, p. 68 – 77, jul./dez. 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1667. Acesso em: 19 jan. 2022.

SCHIEBINGER, Londa. Introdução. In: SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? Bauru: EDUSC, 2001. p. 41.

SOBREIRA, Josimeire de Lima. Estudantes de engenharia na UTFPR: uma abordagem de gênero. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2006. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=41627. Acesso em: 19 jan. 2022.

Publicado

2022-10-20

Como Citar

Gomes, G. C. A. ., & Silva, C. L. T. da . (2022). Mulheres e Ciência: apontamentos sobre antigos e novos desafios. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8532

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)