Educação escolar quilombola: possibilidades pedagógicas a partir das comunidades no Ceará
Palavras-chave:
Educação quilombola, História e cultura negra, Propostas pedagógica, Identidade quilombola, Movimento negro e educação.Resumo
A pesquisa, em andamento, investiga como as dinâmicas sócio-históricas e culturais das comunidades quilombolas no Ceará (CARTILHA, 2011; SILVA, 2018) podem contribuir na implementação de proposições pedagógicas (LIMA, 2017; 2021) como subsídio para educação escolar quilombola no estado. Desta forma, produzir conhecimentos que orientem as políticas públicas na área da educação, problematizando a situação da população negra na região (CUNHA JR, 2006; CUNHA JÚNIOR; SILVA; NUNES, 2011). Tem-se como referência os estudantes quilombolas dentro da Unilab no curso de pedagogia. Para tanto, metodologicamente utilizaremos da revisão bibliográfica, da pesquisa participante (BRANDÃO, 1999) e da história oral (MEIHY, 2002) como forma de captar os elementos históricos e culturais das comunidades, que configurem um conjunto de conteúdos e de processos de ensino-aprendizagem presentes na sua vida cotidiana (ARAUJO; SOARES, 2019). Esperamos construir bases teóricas e propositivas, que contribuam em dar visibilidade a população negra nesta região, subsidiando a universidade e a sociedade abrangente com suas histórias, memórias e formas de agir e pensar sobre as relações raciais dentro da Educação brasileira.
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Referências
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