Juventudes escolarizadas de Viamão (RS) e seus projetos de vida: futuros possíveis ou desejáveis?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14965

Palavras-chave:

Jovens, Juventudes, Projeto de Vida, Ensino Médio

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi escutar juventudes escolarizadas de Viamão/RS, para compreender seus projetos de vida. Adotando uma abordagem qualitativa, a metodologia foi estruturada na realização de dois grupos focais, com a participação de 20 jovens. Os resultados indicaram que, apesar da percepção de uma baixa qualidade da educação pública e da escassez de orientação e de informações sobre como organizar um projeto de vida exequível, as juventudes investigadas almejam a continuidade dos estudos após a conclusão da educação básica, pois entendem ser um dos principais caminhos para alcançarem melhores oportunidades de trabalho que atendam às suas metas de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Amaro da Silveira Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (GEPJUVE/UFRGS/CNPq).

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Pesquisador PqG (Programa Pesquisador Gaúcho/FAPERGS). Foi Professor Visitante nas seguintes Universidades: Universidade de Lisboa (Portugal), Universidad de Valladolid (UVa/Espanha) e na Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina). É membro da REDEJUVE (Rede de Pesquisa em Juventude no Brasil). Realizou formação em psicanálise. Foi professor da escola básica por mais de 10 anos nas redes pública estadual e federal e na rede privada, em Porto Alegre/RS. É líder do GEPJUVE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (UFRGS/CNPq). Participa de diversos Grupos de Pesquisa. É parecerista AdHoc de diversos periódicos científicos. Seus principais interesses de pesquisa giram em torno dos seguintes temas: Geografias das Juventudes; Culturas juvenis contemporâneas; Juventudes; Jovens; Sociologia das Juventudes; Educação/Escola; Ensino de Geografia; Geografia Urbana; Território/Territorialidades. 

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRANDÃO, Carla de Sant'Ana; VASCONCELOS, Thaíssa Machado; PATRÍCIO, Karizy Soany Costa; SILVA, Maria Gorete Sarmento da. Juventude: impacto das dificuldades sociais e relações com os projetos de vida. In: XXVII Congreso De La Asociación Latinoamericana De Sociología. VIII Jornadas De Sociología De La Universidad De Buenos Aires, 2009, Buenos Aires. Buenos Aires: Asociación Latinoamericana de Sociología, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 510, de 7 de abril de 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 30 jan. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho de 2007 [...]. Brasília, 16 fev. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm Acesso em: 30 jan. 2025.

CASTILHO, Rosane. Juventudes, projeto de vida e futuro. In: Dialogando sobre Juventudes. Victor Hugo Nedel Oliveira (org.). – Porto Alegre, RS: GEPJUVE, 2022. p. 19-42. Coelho e Velôso (2017)

DAYRELL, Juarez. A juventude e suas escolhas: As relações entre projeto de vida e escola. In: Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação, 2013. p. 65-72.

GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

IBGE. Brasil tem 10,9 milhões de jovens que não estudam nem trabalham. Carta Capital, 2 fev. 2025. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/ibge-brasil-tem-109-milhoes-de-jovens-que-nao-estudam-nem-trabalham/. Acesso em: 2 fev. 2025.

LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, out.-dez. 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel (org.). Geografias das Juventudes. Porto Alegre, RS: GEPJUVE, 2023. 191 f.

PAIS, J. M. Das regras do método, aos métodos desregrados. Tempo Social, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 85–111, jan. 1996.

PICANÇO, Felícia. Juventude e acesso ao ensino superior no Brasil: onde está o alvo das políticas de ação afirmativa. Latin American Research Review, [S. l.], v. 51, n. 1, p. 100-120, 2016. DOI: 10.1353/lar.2016. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/services/aop-cambridge-core/content/view/juventude-e-acesso-ao-ensino-superior-no-brasil-onde-esta-o-alvo-das-politicas-de-acao-afirmativa.pdf Acesso em: 30 jan. 2025

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, K. S.; GONTIJO, S. B. F. Ensino médio e projeto de vida. Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília/DF, v. 2, n.1, p. 1–34, 2020.

SENKEVICS, A. S.; CARVALHO, M. P. D. Juventude e acesso ao ensino superior: sobre o não lugar de vestibulando. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, p. e41621, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/8j5G4SgQ8lZkm3SHrp9s8WG Acesso em: 30 jan. 2025.

SILVA, Gabrielle Bezerra da. A “reforma” do ensino médio pela perspectiva de jovens escolarizados: estudo de caso em uma escola da rede pública estadual em Porto Alegre/RS. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2023. 99f.

Publicado

2025-05-06

Como Citar

Torres, R. A. da S., & Oliveira, V. H. N. (2025). Juventudes escolarizadas de Viamão (RS) e seus projetos de vida: futuros possíveis ou desejáveis?. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–19. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14965