Mapeamento e identificação das árvores nas dependências do Colégio Estadual Cívico - Militar Papa João Paulo I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16633

Palavras-chave:

Botânica, Identificação árvores, Práticas educativas

Resumo

O estudo das plantas constitui-se numa temática relevante para a educação básica, porém pouco atrativa para os professores como para os estudantes. Buscou-se resgatar, por meio dos princípios de Renzulli, o engajamento dos alunos em projetos socioambientais. Procurou identificar durante o mapeamento das árvores no espaço do colégio a existência de plantas com propriedades especiais como: funções medicinais, alimentação e uso industrial. O objetivo geral deste relato de experiência educacional foi de identificar as espécies de árvores que se encontram no entorno do Colégio. A pesquisa teve como caráter qualitativo, e sua metodologia foi dividida em seções: Levantamento bibliográfico; utilização do aplicativo PlantNet e o Picture This; contato com chave de identificação e montagem de exsicatas; produção de etiquetas com qr code. Os resultados obtidos permitiram aproximar alunos e professores do contato com a natureza, possibilitando os ambientes se tornarem em salas verdes contribuindo com a cultura da sustentabilidade escolar. Conclui-se com a necessidade de ampliar esse estudo abordando as aplicações das plantas e ampliação do levantamento contemplando plantas medicinais e de valor nutricional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Pavão, Colégio Estadual Cívico – Militar Papa João Paulo I

Estudante do Ensino Fundamental, aluno da Escola de Referências em Altas Habilidades e Superdotação do Colégio Estadual Cívico - Militar Papa João Paulo I. Elaborou a proposta de projeto de pesquisa e o desenvolvimento do mesmo com a supervisão do orientador.

André Luiz Montanheiro Rocha, Colégio Estadual Cívico – Militar Papa João Paulo I

Mestre em Educação Inclusiva pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Rede Nacional - PROFEI\UNESPAR, Professor de Ciências e Especialista em Altas Habilidades e Superdotação. Colaborou como orientador durante todo o projeto de pesquisa dando suporte do conhecimento técnicos e científicos voltados à Botânica.

Referências

BASTIANI, Rosângela de Oliveira de; GONZATTI, Felipe. Inventário das árvores dos espaços escolares e seu entorno: uma proposta no ensino de Ciências. Scientia cum Industria, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 22–26, 2020. Disponível em: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8403. Acesso em: 19 maio 2025.

GOMES, D. P.; PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. da S. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5503. Acesso em: 2 out. 2025.

GONÇALVES, Eduardo e; LORENZI, Harri. Morfologia vegetal: organografia e dicionário ilustrado de morfologia das plantas vasculares. 2ª ed. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2011.

PACHECO, Nátali Dornelles; PEDROSO, Paloma Cardoso; SANTOS, Fabiane Leroy dos; KAISER, Martha Ferrugem; LAZAROTTO, Marilia; CORRÊA, Luciara Bilhalva. Percepções de alunos do ensino fundamental sobre a arborização urbana do entorno escolar. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.5380/revsbau.v19i0.93788. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/93788. Acesso em: 19 maio 2025.

ROCHA, André Luiz Montanheiro. Educação inclusiva e sustentabilidade: a diversidade na escola. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, PR, 2025.

SILVA, Juma Gomes da; SANTOS, Diele Golçalves; OLIVEIRA, Zilvânia Martins de. Contribuições do ensino de Botânica para alunos de escola pública: uma perspectiva voltada para a educação ou aprendizagem ambiental no processo de ensino. Cadernos Macambira, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 24–25, 2023. DOI: 10.59033/cm.v8i2.884. Disponível em: https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/884. Acesso em: 19 maio 2025.

SOUZA, Vinicius Castro e LORENZI, Harri. Chave de Identificação: para as principais famílias de Angiospermas nativas e cultivadas do Brasil. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2017.

Publicado

2025-11-17

Como Citar

Pavão, F., & Rocha, A. L. M. (2025). Mapeamento e identificação das árvores nas dependências do Colégio Estadual Cívico - Militar Papa João Paulo I. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–9. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16633

Edição

Seção

Relato de experiência