Mapeamento e identificação das árvores nas dependências do Colégio Estadual Cívico - Militar Papa João Paulo I
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16633Palavras-chave:
Botânica, Identificação árvores, Práticas educativasResumo
O estudo das plantas constitui-se numa temática relevante para a educação básica, porém pouco atrativa para os professores como para os estudantes. Buscou-se resgatar, por meio dos princípios de Renzulli, o engajamento dos alunos em projetos socioambientais. Procurou identificar durante o mapeamento das árvores no espaço do colégio a existência de plantas com propriedades especiais como: funções medicinais, alimentação e uso industrial. O objetivo geral deste relato de experiência educacional foi de identificar as espécies de árvores que se encontram no entorno do Colégio. A pesquisa teve como caráter qualitativo, e sua metodologia foi dividida em seções: Levantamento bibliográfico; utilização do aplicativo PlantNet e o Picture This; contato com chave de identificação e montagem de exsicatas; produção de etiquetas com qr code. Os resultados obtidos permitiram aproximar alunos e professores do contato com a natureza, possibilitando os ambientes se tornarem em salas verdes contribuindo com a cultura da sustentabilidade escolar. Conclui-se com a necessidade de ampliar esse estudo abordando as aplicações das plantas e ampliação do levantamento contemplando plantas medicinais e de valor nutricional.
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