Altas Habilidades/Superdotação: desafios docentes na prática inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16515

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Altas Habilidades/Superdotação, Formação Continuada

Resumo

Este trabalho discute o papel das políticas públicas na inclusão e no desenvolvimento de habilidades estudantis no ambiente escolar, avaliando as potencialidades e os desafios vivenciados por professores no ensino de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). A pesquisa, de abordagem qualitativa e método bibliográfico, fundamentado em Fleith (2009) e Pinheiro (2018), ademais documentos vigentes – LDB 9.94/96 (Brasil, 1996) e LBI (Brasil, 2015) para desmistificar ideias equivocadas sobre o tema. A coleta de dados ocorreu em maio de 2025, com análise de conteúdo baseada em Bardin (2016). Inicialmente, explorou-se a disseminação de mitos; em seguida, analisou-se o papel das políticas públicas no processo de inclusão e no desenvolvimento de habilidades; por fim, identificaram-se desafios enfrentados pelos educadores na efetivação do ensino para educandos com AH/SD. Concluí-se que o conhecimento científico é crucial para desconstruir pensamentos e condutas, garantindo o acesso, a permanência, o atendimento, o ensino e a aprendizagem desses estudantes.

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Biografia do Autor

Felipe Fernandes de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Juazeiro do Norte. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino (PPGEEN). Atualmente, Coordenador Pedagógico no Polo Educacional Osvaldo Martins de Almeida.

Lidiane Moura Barrozo Souza, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Química pela Universidade Federal do Ceará (2011), especialização em Educação Ambiental (2019). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino (PPGEEN). Atualmente é coordenadora escolar da EEMTI Poeta Otacílio Colares (SEDUC-CE).

Francisco Wagner Soares Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé. Professor do curso de Licenciatura em Matemática da FAFIDAM/UECE e do Programa de pós-graduação em Educação e Ensino PPGEEN/UECE.

 

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VIRGOLIM, A. M. R. Altas Habilidades/Superdotação. Encorajando potenciais. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Brasília, 2007.

Publicado

2025-10-28

Como Citar

Almeida, F. F. de, Souza, L. M. B., & Oliveira, F. W. S. (2025). Altas Habilidades/Superdotação: desafios docentes na prática inclusiva. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–19. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16515