Altas Habilidades/Superdotação: desafios docentes na prática inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16515Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Altas Habilidades/Superdotação, Formação ContinuadaResumo
Este trabalho discute o papel das políticas públicas na inclusão e no desenvolvimento de habilidades estudantis no ambiente escolar, avaliando as potencialidades e os desafios vivenciados por professores no ensino de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). A pesquisa, de abordagem qualitativa e método bibliográfico, fundamentado em Fleith (2009) e Pinheiro (2018), ademais documentos vigentes – LDB 9.94/96 (Brasil, 1996) e LBI (Brasil, 2015) para desmistificar ideias equivocadas sobre o tema. A coleta de dados ocorreu em maio de 2025, com análise de conteúdo baseada em Bardin (2016). Inicialmente, explorou-se a disseminação de mitos; em seguida, analisou-se o papel das políticas públicas no processo de inclusão e no desenvolvimento de habilidades; por fim, identificaram-se desafios enfrentados pelos educadores na efetivação do ensino para educandos com AH/SD. Concluí-se que o conhecimento científico é crucial para desconstruir pensamentos e condutas, garantindo o acesso, a permanência, o atendimento, o ensino e a aprendizagem desses estudantes.
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