Inclusão: um olhar do diretor escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16514

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Inclusão, Educação Pública

Resumo

A presente pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo compreender as concepções de diretores e diretoras da rede municipal de ensino de Mossoró/RN acerca da inclusão escolar. Parte-se da compreensão de que a escola desempenha papel fundamental na efetivação do direito à educação, conforme estabelece o Art. 205 da Constituição Federal de 1988. Diante disso, os resultados evidenciam que a inclusão constitui um processo histórico de lutas, avanços e ressignificações, marcado por transformações nas políticas educacionais e pela criação de legislações específicas. Sob a perspectiva da gestão escolar, a inclusão ainda se configura como desafio contínuo, envolvendo a formação docente, o planejamento pedagógico e a organização administrativa das instituições. Conclui-se que, apesar dos avanços alcançados, persistem entraves como a ausência de apoio familiar, a limitação de recursos e a carência de metodologias ativas, exigindo, portanto, compromisso político-pedagógico, sensibilidade social e corresponsabilidade entre escola e família.

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Biografia do Autor

Emilly Leticia de Souza Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SESU/MEC);

Mirele Hadassa Bezerra de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SESU/MEC);

 

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Medeiros, E. L. de S., & Oliveira, M. H. B. de. (2025). Inclusão: um olhar do diretor escolar. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–22. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16514