O storytelling e as tecnologias digitais: a arte de ensinar por meio de histórias
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16506Palavras-chave:
Storytelling, História, Educação, TecnologiaResumo
Este artigo aborda o uso do storytelling como ferramenta pedagógica no contexto educacional e o auxílio das tecnologias, através de plataformas que favorecem a sua aplicação. O objetivo foi analisar como a prática de contar histórias pode ser integrada ao planejamento docente, contribuindo para tornar o processo de ensino e de aprendizagem mais significativo. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, contextualizando os temas discutidos por autores, suas aplicações práticas e impactos no desenvolvimento dos alunos de forma lúdica e emocional. Este estudo concluiu que um bom planejamento elaborado pelos professores transforma a sala de aula em um espaço de aprendizagem ativa, favorecendo a compreensão dos conteúdos, estimulando a criatividade, promovendo a empatia e fortalecendo o vínculo entre professor, aluno e conhecimento. Portanto, o storytelling é uma metodologia com potencial de ressignificação da sala de aula, fazendo uma ponte entre o conhecimento escolar e a experiência de vida do estudante.
Downloads
Referências
ARRUDA, Rafael. Comunicação inteligente storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
AMARAL, P. D. F.; SABOTA, B. PowToon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 13, n. 28, p. 72-89, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/editor/submission/4646. Acesso em: 12 set. 2025.
BACICH, L., Neto, A. T.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido. Porto Alegre: Editora Penso, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 4 set. 2025.
BRASILEIRO, A. M. M. Como produzir textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Contexto, 2021.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, on-line e híbrido. Porto Alegre: Penso, 2021.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
DEBALD, B. Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. (Desafios da educação). Porto Alegre, 2020.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404. Acesso em: 14 set 2025.
GÓMEZ, Á.I. P. Educação na era digital. Porto Alegre: Penso, 2015.
MASCARENHAS, Sidnei Augusto (org.). Metodologia científica. 2. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2018. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br.
Acesso em: 14 set 2025.
NASCIMENTO, K. A. S. do; FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S.; COSTA, M. A. A. da; PEREIRA, A. S. M. Metodologias ativas mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Programa de Pós-Graduação em Educação no pós-pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024043, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18370. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18370. Acesso em: 2 out. 2025.
RANZANI, R. C.; KUL, E. T. S et al. Reflexões sobre as metodologias ativas na educação. Revista Ilustração, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 239–249, 2024. DOI: 10.46550/ilustracao.v5i1.268. Disponível em: https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/268. Acesso em: 14 set. 2025.
RESNICK, M. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre: Editora Penso. 2020.
SANTHIAGO, Ricardo; MAGALHÃES, Valéria Barbosa de. História oral na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
SOARES, C. Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2021.
VALENÇA, M.; BALTHAZAR TOSTES, A. P. O Storytelling como ferramenta de aprendizado ativo. Carta Internacional, [S. l.], v. 14, n. 2, 2019. DOI: 10.21530/ci.v14n2.2019.917. Disponível em: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/917. Acesso em: 13 set. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Stella Bezerra Saraiva Paschoal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

