O storytelling e as tecnologias digitais: a arte de ensinar por meio de histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16506

Palavras-chave:

Storytelling, História, Educação, Tecnologia

Resumo

Este artigo aborda o uso do storytelling como ferramenta pedagógica no contexto educacional e o auxílio das tecnologias, através de plataformas que favorecem a sua aplicação. O objetivo foi analisar como a prática de contar histórias pode ser integrada ao planejamento docente, contribuindo para tornar o processo de ensino e de aprendizagem mais significativo. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, contextualizando os temas discutidos por autores, suas aplicações práticas e impactos no desenvolvimento dos alunos de forma lúdica e emocional. Este estudo concluiu que um bom planejamento elaborado pelos professores transforma a sala de aula em um espaço de aprendizagem ativa, favorecendo a compreensão dos conteúdos, estimulando a criatividade, promovendo a empatia e fortalecendo o vínculo entre professor, aluno e conhecimento. Portanto, o storytelling é uma metodologia com potencial de ressignificação da sala de aula, fazendo uma ponte entre o conhecimento escolar e a experiência de vida do estudante.

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Biografia do Autor

Ana Stella Bezerra Saraiva Paschoal, Secretaria Municipal de Educação de Caucaia

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, pela MUST UNIVERSITY, Flórida-USA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Especialista em Gestão Educacional Integradora, pela Universidade Atenas Maranhense, São Luís-MA, Professora Efetiva da Educação Infantil da Rede Municipal de Caucaia.

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Publicado

2025-10-27

Como Citar

Paschoal, A. S. B. S. (2025). O storytelling e as tecnologias digitais: a arte de ensinar por meio de histórias . Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–16. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16506

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