Educação Antirracista através da Semana de Africanidades na EMTI Professor Prisco Bezerra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16505

Palavras-chave:

Cultura Escolar, Educação Antirracista, Africanidades, Abolicionismo

Resumo

O trabalho de pesquisa tem como aspecto central de investigação a importância que as experiências práticas têm no âmbito educacional, produzindo uma cultura escolar específica, determinando uma identidade própria. A metodologia aplicada para a investigação foi a realização da Semana de Africanidades em uma escola municipal de Fortaleza no ano de 2023. Nos concentramos em discutir os impactos que a experiência gerou na promoção de uma educação balizada pelo antirracismo, e como isso se encaixa dentro da perspectiva histórica do estado do Ceará. A conclusão que chegamos é que o ensino antirracista a partir de experiências práticas deve ser estimulada pois impacta diretamente na aprendizagem e formação dos alunos.

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Biografia do Autor

Lucas Nobre Gomes, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Graduação em licenciatura plena de História pela Universidade Federal do Ceará. Especialização em História do Brasil pela Universidade Vale do Acaraú/IDECC. Professor do quadro efetivo da rede municipal de Fortaleza desde 2016.

 

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Publicado

2025-10-27

Como Citar

Gomes, L. N. (2025). Educação Antirracista através da Semana de Africanidades na EMTI Professor Prisco Bezerra. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–19. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16505