O enfrentamento de adolescentes diante da deslealdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12964

Palavras-chave:

Adolescente, Teoria Motivacional do Coping, Estresse, Vivência escolar

Resumo

A adolescência pode ser atravessada pela vivência de eventos conflituosos, especialmente quando se considera o contexto escolar. Nesse estudo foram analisadas as características de competência de alunos de uma escola pública bem como suas estratégias de coping frente a uma situação estressora hipotética por meio da Teoria Motivacional do Coping. Foi observado que os alunos tinham uma experiência escolar marcada pelo temor da reprovação e da percepção que tinham um desempenho acadêmico insuficiente. A possibilidade de experimentar uma situação estressante produziu nos estudantes reações predominantes de raiva e tristeza. Havia por parte dos alunos a ideia de não serem capazes de lidar com o problema, acreditando que seriam pouco acolhidos e que teriam baixa autonomia para lidar com a situação. As estratégias mal adaptativas foram predominantes entre os alunos. Esses dados mostram que estudantes experimentando a escola de forma negativa também apresentaram predomínio de estratégias de coping mal adaptativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Mello Pacheco, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciências da Reabilitação pelo PPGCR da Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Alessandra Brunoro Motta-Loss, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Associada do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo

Marcos da Silva Pacheco, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Associado Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ACHENBACH, Thomas, RESCORLA, Leslie. Manual for the Aseba School-Age Forms & Profiles. Burlington: University of Vermont, Research Center for Children, Youth & Families, 2001. Disponível em: https://store.aseba.org/MANUAL-FOR-THE-ASEBA-SCHOOL-AGE-FORMS-PROFILES/productinfo/505/ Acesso em: 16 abr. 2024.

ALDWIN, Carolyn. Stress and coping across the lifespan. In: FOLKMAN (ORG.). The oxford handbook of stress, health and coping. New York, NY: The Oxford University Press, 2011. p. 15-34. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2010-25086-002 Acesso em: 16 abr. 2024.

ALVES, Cassia Ferrazza, DELL’AGLIO Debora Dalbosco. Percepção de Apoio Social de Adolescentes de Escolas Públicas. Revista de Psicologia da IMED, v.7, n.2, p. 89-98, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5392908.pdf Acesso em: 16 abr. 2024.

BLAXTON, Jessica, BERGEMAN, Cindy, WANG, Lijuan. Daily Stress Reactivity Across the Life span: Longitudinal and Cross-Sectional Effects of Age. The Journals of Gerontology, Series B. v.75, n. 3, p. 494-503, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1093/geronb/gby046 Acesso em: 16 abr. 2024.

BRUNIERA, David Salvador et al. Pertencimento à escola: sentidos atribuídos por alunos do Ensino Fundamental II. Educação em Análise. v. 3, n.1, p: 133-154, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p133 Acesso em: 16 abr. 2024.

FEDER, Adriana et al. The Biology of Human Resilience: Opportunities for Enhancing Resilience Across the Life Span. Biological Psychiatry. v. 6, n. 86, p. 443-453, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.biopsych.2019.07.012 Acesso em: 16 abr. 2024.

FRYDENBERG, Erica. Adolescent Coping: Advances in theory, research and practice. New York: Routledge, 2008. 338p. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10964-012-9752-0 Acesso em: 16 abr. 2024.

GARCIA, Leando Martins Totaro, FISBERG, Mauro. Atividades físicas e barreiras referidas por adolescentes atendidos num serviço de saúde. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. v. 13, n. 3, p. 163-169. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2011v13n3p163 Acesso em: 16 abr. 2024.

GONZAGA, Luiz Ricardo Vieira. Enfrentando provas escolares: Relações com problemas de comportamento e rendimento acadêmico no Ensino Médio. 2016. Tese (Doutorado em 2023), PUC Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/handle/123456789/15755 Acesso em: 16 abr. 2024.

GRUHN, Meredith, COMPAS, Bruce. Effects of maltreatment on coping and emotion regulation in childhood and adolescence: A meta-analytic review. Child Abuse Negl. v.103:104446, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32200195/ Acesso em: 16 abr. 2024.

JUSTO, Ana Paula. Autorregulação em adolescentes: Relações entre estresse, enfrenta- mento, temperamento e problemas emocionais e de comportamento. 2015. Tese (Doutorado), PUC Campinas, Campinas, 2015. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/handle/123456789/15732 Acesso em: 16 abr. 2024.

JUSTO, Ana Paula, ENUMO, Sonia Regina. Problemas emocionais e de comportamento na adolescência: O papel do estresse. Boletim Academia Paulista de Psicologia, v. 35, n. 89, p. 350-370, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bapp/v35n89/v35n89a07.pdf Acesso em: 16 abr. 2024.

LAZARUS, Richard, FOLKMAN, Susan. Stress, appraisal and coping. New York: Springer Publishing Company, 1984.446p. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Stress_Appraisal_and_Coping.html?id=i-ySQQuUpr8C&redir_esc=y Acesso em: 1 out. 2024.

MINDA, Mateusz.; PIASECKA, Agata. Style of coping with stress and hope for success among the youth attending the Athletic Sports Championships. Journal of Education, Health and Sport. v. 9 n. 5, p. 161–171, 2019. Disponível em: https://apcz.umk.pl/JEHS/article/view/6894 Acesso em: 16 abr. 2024.

OSTI, Andréia, BRENELLI, Rosely Palermo. Representações de alunos (com e sem dificuldades de aprendizagem) sobre suas experiências de aprendizagem e ambientes significativos. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genética. v. 11, n. 1, p. 50-81, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2009.v2n4.1981. Acesso em: 16 abr. 2024.

PACHECO, Marcos da Silva; PACHECO, Paula Mello. Concepções acerca da reprovação escolar nos ensinos público e privado. Ensino em Perspectivas, v. 5, n. 1, p. 1–16, 2024. DOI: 10.52521/enpe.v5i1.12959. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12959. Acesso em: 1 out. 2024.

PACHECO, Paula Mello, PACHECO, Marcos da Silva, MOTTA, Alessandra Brunoro. B. Eventos de vida na adolescência: Um estudo sobre estressores de adolescentes de uma escola pública do município de Vila Velha/ES. In: ROSA, E. M.; NASCIMENTO C. R. R.; NASCIMENTO D. B. (Eds.). Jovens e adolescentes: Contextos e vivências no Espírito Santo, 2018. p. 129-146.

QEDU. Taxas de Rendimento. Consultado Fevereiro 24 de 2022. http://www.qedu.org.br/escola/261628-umef-professor-elson-jose-Desouza/dserie?dependence=0&localization=0&stageId=initial_years&year=2017 Acesso em: 16 abr. 2024.

RAMOS, Fabiana. Socialização e cultura escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação. v. 23, n. 23, p. 1-21, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230006 Acesso em: 16 abr. 2024.

SKINNER, Ellen, WELLBORN, James. Coping during childhood and adolescence: A motivational perspective. In D. FEATHERMAN, R. M. LERNER M. Perlmutter (Eds.), Life-span development and behavior. Hillsdale: Erlbaum. 1994. p. 91 – 133.

SKINNER, Ellen et al. Searching for the structure of coping: A review and critique of category systems for classifying ways of coping. Psychological Bulletin. v. 129, n. 2, p. 216-269, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0033-2909.129.2.216 Acesso em: 16 abr. 2024.

WADSWORTH, Martha et al. An indirect effects model of the association between poverty and child functioning: The role of children’s poverty-related stress. Journal of Loss and Trauma. v. 13, n. 23, p. 156-185. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15325020701742185 Acesso em: 16 abr. 2024.

ZIMMER-GEMBECK, Melanie, SKINNER, Ellen. Adolescent vulnerability and the distress of rejection: Associations of adjustment problems and gender with control, emotions, and coping. Journal of Adolescence. v. 45, p. 149-159, 2015. Disponível em: https://doi.org/ 10.1016/j.adolescence.2015.09.004 . Acesso em: 16 abr. 2024.

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Pacheco, P. M., Motta-Loss, A. B., & Pacheco, M. da S. (2024). O enfrentamento de adolescentes diante da deslealdade . Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–20. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12964