O enfrentamento de adolescentes diante da deslealdade
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12964Palavras-chave:
Adolescente, Teoria Motivacional do Coping, Estresse, Vivência escolarResumo
A adolescência pode ser atravessada pela vivência de eventos conflituosos, especialmente quando se considera o contexto escolar. Nesse estudo foram analisadas as características de competência de alunos de uma escola pública bem como suas estratégias de coping frente a uma situação estressora hipotética por meio da Teoria Motivacional do Coping. Foi observado que os alunos tinham uma experiência escolar marcada pelo temor da reprovação e da percepção que tinham um desempenho acadêmico insuficiente. A possibilidade de experimentar uma situação estressante produziu nos estudantes reações predominantes de raiva e tristeza. Havia por parte dos alunos a ideia de não serem capazes de lidar com o problema, acreditando que seriam pouco acolhidos e que teriam baixa autonomia para lidar com a situação. As estratégias mal adaptativas foram predominantes entre os alunos. Esses dados mostram que estudantes experimentando a escola de forma negativa também apresentaram predomínio de estratégias de coping mal adaptativas.
Downloads
Referências
ACHENBACH, Thomas, RESCORLA, Leslie. Manual for the Aseba School-Age Forms & Profiles. Burlington: University of Vermont, Research Center for Children, Youth & Families, 2001. Disponível em: https://store.aseba.org/MANUAL-FOR-THE-ASEBA-SCHOOL-AGE-FORMS-PROFILES/productinfo/505/ Acesso em: 16 abr. 2024.
ALDWIN, Carolyn. Stress and coping across the lifespan. In: FOLKMAN (ORG.). The oxford handbook of stress, health and coping. New York, NY: The Oxford University Press, 2011. p. 15-34. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2010-25086-002 Acesso em: 16 abr. 2024.
ALVES, Cassia Ferrazza, DELL’AGLIO Debora Dalbosco. Percepção de Apoio Social de Adolescentes de Escolas Públicas. Revista de Psicologia da IMED, v.7, n.2, p. 89-98, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5392908.pdf Acesso em: 16 abr. 2024.
BLAXTON, Jessica, BERGEMAN, Cindy, WANG, Lijuan. Daily Stress Reactivity Across the Life span: Longitudinal and Cross-Sectional Effects of Age. The Journals of Gerontology, Series B. v.75, n. 3, p. 494-503, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1093/geronb/gby046 Acesso em: 16 abr. 2024.
BRUNIERA, David Salvador et al. Pertencimento à escola: sentidos atribuídos por alunos do Ensino Fundamental II. Educação em Análise. v. 3, n.1, p: 133-154, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p133 Acesso em: 16 abr. 2024.
FEDER, Adriana et al. The Biology of Human Resilience: Opportunities for Enhancing Resilience Across the Life Span. Biological Psychiatry. v. 6, n. 86, p. 443-453, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.biopsych.2019.07.012 Acesso em: 16 abr. 2024.
FRYDENBERG, Erica. Adolescent Coping: Advances in theory, research and practice. New York: Routledge, 2008. 338p. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10964-012-9752-0 Acesso em: 16 abr. 2024.
GARCIA, Leando Martins Totaro, FISBERG, Mauro. Atividades físicas e barreiras referidas por adolescentes atendidos num serviço de saúde. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. v. 13, n. 3, p. 163-169. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2011v13n3p163 Acesso em: 16 abr. 2024.
GONZAGA, Luiz Ricardo Vieira. Enfrentando provas escolares: Relações com problemas de comportamento e rendimento acadêmico no Ensino Médio. 2016. Tese (Doutorado em 2023), PUC Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/handle/123456789/15755 Acesso em: 16 abr. 2024.
GRUHN, Meredith, COMPAS, Bruce. Effects of maltreatment on coping and emotion regulation in childhood and adolescence: A meta-analytic review. Child Abuse Negl. v.103:104446, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32200195/ Acesso em: 16 abr. 2024.
JUSTO, Ana Paula. Autorregulação em adolescentes: Relações entre estresse, enfrenta- mento, temperamento e problemas emocionais e de comportamento. 2015. Tese (Doutorado), PUC Campinas, Campinas, 2015. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/handle/123456789/15732 Acesso em: 16 abr. 2024.
JUSTO, Ana Paula, ENUMO, Sonia Regina. Problemas emocionais e de comportamento na adolescência: O papel do estresse. Boletim Academia Paulista de Psicologia, v. 35, n. 89, p. 350-370, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bapp/v35n89/v35n89a07.pdf Acesso em: 16 abr. 2024.
LAZARUS, Richard, FOLKMAN, Susan. Stress, appraisal and coping. New York: Springer Publishing Company, 1984.446p. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Stress_Appraisal_and_Coping.html?id=i-ySQQuUpr8C&redir_esc=y Acesso em: 1 out. 2024.
MINDA, Mateusz.; PIASECKA, Agata. Style of coping with stress and hope for success among the youth attending the Athletic Sports Championships. Journal of Education, Health and Sport. v. 9 n. 5, p. 161–171, 2019. Disponível em: https://apcz.umk.pl/JEHS/article/view/6894 Acesso em: 16 abr. 2024.
OSTI, Andréia, BRENELLI, Rosely Palermo. Representações de alunos (com e sem dificuldades de aprendizagem) sobre suas experiências de aprendizagem e ambientes significativos. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genética. v. 11, n. 1, p. 50-81, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2009.v2n4.1981. Acesso em: 16 abr. 2024.
PACHECO, Marcos da Silva; PACHECO, Paula Mello. Concepções acerca da reprovação escolar nos ensinos público e privado. Ensino em Perspectivas, v. 5, n. 1, p. 1–16, 2024. DOI: 10.52521/enpe.v5i1.12959. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12959. Acesso em: 1 out. 2024.
PACHECO, Paula Mello, PACHECO, Marcos da Silva, MOTTA, Alessandra Brunoro. B. Eventos de vida na adolescência: Um estudo sobre estressores de adolescentes de uma escola pública do município de Vila Velha/ES. In: ROSA, E. M.; NASCIMENTO C. R. R.; NASCIMENTO D. B. (Eds.). Jovens e adolescentes: Contextos e vivências no Espírito Santo, 2018. p. 129-146.
QEDU. Taxas de Rendimento. Consultado Fevereiro 24 de 2022. http://www.qedu.org.br/escola/261628-umef-professor-elson-jose-Desouza/dserie?dependence=0&localization=0&stageId=initial_years&year=2017 Acesso em: 16 abr. 2024.
RAMOS, Fabiana. Socialização e cultura escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação. v. 23, n. 23, p. 1-21, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230006 Acesso em: 16 abr. 2024.
SKINNER, Ellen, WELLBORN, James. Coping during childhood and adolescence: A motivational perspective. In D. FEATHERMAN, R. M. LERNER M. Perlmutter (Eds.), Life-span development and behavior. Hillsdale: Erlbaum. 1994. p. 91 – 133.
SKINNER, Ellen et al. Searching for the structure of coping: A review and critique of category systems for classifying ways of coping. Psychological Bulletin. v. 129, n. 2, p. 216-269, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0033-2909.129.2.216 Acesso em: 16 abr. 2024.
WADSWORTH, Martha et al. An indirect effects model of the association between poverty and child functioning: The role of children’s poverty-related stress. Journal of Loss and Trauma. v. 13, n. 23, p. 156-185. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15325020701742185 Acesso em: 16 abr. 2024.
ZIMMER-GEMBECK, Melanie, SKINNER, Ellen. Adolescent vulnerability and the distress of rejection: Associations of adjustment problems and gender with control, emotions, and coping. Journal of Adolescence. v. 45, p. 149-159, 2015. Disponível em: https://doi.org/ 10.1016/j.adolescence.2015.09.004 . Acesso em: 16 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paula Mello Pacheco, Alessandra Brunoro Motta-Loss, Marcos da Silva Pacheco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.