Concepções acerca da reprovação escolar nos ensinos público e privado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12959

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Vivência escolar, Culpabilização

Resumo

A reprovação escolar pode trazer consequências para os estudantes que vão além do atraso escolar. A compreensão da vivência da reprovação percebida por estudantes de escolas públicas e privadas é atravessada por questões de ordem social e estruturais do próprio sistema escolar. Este estudo tem por objetivo conhecer a vivência da reprovação por estudantes de uma escola pública e uma escola privada para se conhecer suas consequências na vida dos estudantes. Foi realizado um estudo de campo em ambas as escolas, e entrevistas semiestruturadas com alunos e professores para se conhecer a respeito da vivência da reprovação. Como resultado, foi observado que a reprovação trouxe muitas consequências negativas para todos os alunos, que mesmo se culpando buscaram ressignificar esse evento. A reprovação dessa forma se mostrou um evento disruptivo para os estudantes de ambas as escolas, entretanto, foram percebidos de forma mais branda pelos alunos da escola particular.

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Biografia do Autor

Marcos da Silva Pacheco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Biologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Paula Mello Pacheco, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciências da Reabilitação pelo PPGCR da Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2024-08-05

Como Citar

Pacheco, M. da S., & Pacheco, P. M. (2024). Concepções acerca da reprovação escolar nos ensinos público e privado . Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–16. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12959

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