Concepções acerca da reprovação escolar nos ensinos público e privado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12959

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Vivência escolar, Culpabilização

Resumo

A reprovação escolar pode trazer consequências para os estudantes que vão além do atraso escolar. A compreensão da vivência da reprovação percebida por estudantes de escolas públicas e privadas é atravessada por questões de ordem social e estruturais do próprio sistema escolar. Este estudo tem por objetivo conhecer a vivência da reprovação por estudantes de uma escola pública e uma escola privada para se conhecer suas consequências na vida dos estudantes. Foi realizado um estudo de campo em ambas as escolas, e entrevistas semiestruturadas com alunos e professores para se conhecer a respeito da vivência da reprovação. Como resultado, foi observado que a reprovação trouxe muitas consequências negativas para todos os alunos, que mesmo se culpando buscaram ressignificar esse evento. A reprovação dessa forma se mostrou um evento disruptivo para os estudantes de ambas as escolas, entretanto, foram percebidos de forma mais branda pelos alunos da escola particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos da Silva Pacheco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Biologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Paula Mello Pacheco, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciências da Reabilitação pelo PPGCR da Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

ALMEIDA, Leandro da Silva; MIRANDA, Lúcia; GUISANDE, Maria Adelina. Atribuições causais para o sucesso e fracasso escolares. Estudos de Psicologia (Campinas), v.25, n. 2, p: 169-176, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2008000200001. Acesso em: 20 abr. 2024.

ALMEIDA, Frederico Alves, ALVES, Maria Tereza Gonzaga. A cultura da reprovação em escolas organizadas por ciclos. Revista Brasileira de Educação, 26, e260006, p: 1-28, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260006. Acesso em: 20 abr. 2024.

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; LOPES, Juliana Silva. "A culpa é sua". Psicologia USP, v.17, n. 1, p: 53-73, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000100005. Acesso em: 20 abr. 2024.

FREITAS, Gabriel Rocha; SANTOS, Deivid Alex. Desigualdades educacionais: discutindo o fracasso escolar de estudantes negros. Educação Em Foco, n. 26, v. 49, p: 1-26, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6929 Acesso em: 20 abr. 2024.

JACOMINI, Maria Aparecida. A. Por que a maioria dos pais e alunos defende a reprovação? Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 141, p: 895-919, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000300012 Acesso em: 20 abr. 2024.

LIMA, Gabriel da Silva et al. Afinal, o que é ser um bom aluno? Reflexões a partir de estudantes que participam de programas de incentivo à matemática. Revista Valore, v.6 (Edição Especial): p: 721-733, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22408/reva602021844721-733 Acesso em: 20 abr. 2024.

PACHECO, Marcos da Silva, MORENO, Tamiris Monteiro, PACHECO, Paula Mello. O quê e a quem se quer ensinar: análise das propostas pedagógicas, missões e valores das escolas com os melhores resultados no ENEM. Interfaces da Educação, v. 9, n. 26, p: 270-29. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.3041 Acesso em: 20 abr. 2024.

SÁ, Idalina Rosa Mendes da Rocha (2018). O que pensam os alunos sobre a reprovação escolar: vivências de alunos do ensino médio do IFPI/CAMPUS FLORIANO. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Nove de Julho, São Paulo. 2018. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1764 Acesso em: 20 abr. 2024.

SILVA, Vergas Vitória Andrade. Capital cultural familiar e (in)sucesso escolar. Revista Contemporânea de Educação, v. 15, n. 34, p: 156-175, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/37003. Acesso em: 20 abr. 2024.

SILVA, Vergas Vitória Andrade, SANTOS, Erick Henrique Lima. Os determinantes do êxito escolar na Escola de Aplicação/UFPA: uma investigação sobre a relação capital cultural e índice de reprovação. Revista Estudos Aplicados em Educação. v. 7, n 13, p. 260-273, 2022. Disponível em:

SILVA, Rebeca Mota Cabral, FERNADES, Graziela Nunes Alfenas, ESCARCE, Andrezza Gonzalez, LEMOS, Stela Maris Aguiar. Recursos do ambiente familiar e desempenho escolar: análise de fatores associados em adolescentes do ensino fundamental. CoDAS v. 34 n. 2 p: 1-8, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212021058 Acesso em: 20 abr. 2024.

TEIXEIRA, Érica Jaqueline Pizapio, PACÍFICO, Juraci Machado, BARROS, Josemir Almeida. O diário de campo como instrumento na pesquisa científica: contribuições e orientações. Cuadernos De Educación Y Desarrollo, v.15 n.2, p: 1678–1705, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.55905/cuadv15n2-035. Acesso em: 20 abr. 2024.

TREZZI, Clovis; Mendes, Mende; BEZERRA Tatiana das chagas. Fracasso ou injustiça escolar? das impossibilidades do aluno à compreensão do fenômeno. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, v. 48 n. 258, p: 70–85, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.25247/2447-861X.2023.n258.p70-85 Acesso em: 20 abr. 2024.

Publicado

2024-08-05

Como Citar

Pacheco, M. da S., & Pacheco, P. M. (2024). Concepções acerca da reprovação escolar nos ensinos público e privado . Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–16. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12959