Pessoas com deficiência física nas universidades: uma reflexão sobre a garantia de igualdade e acesso

Personas con discapacidad física en las universidades: una reflexión sobre la garantía de igualdad y acceso.

Autores

Palavras-chave:

Barreiras e avanços, Deficiência física, Universidade

Resumo

Ocorreram melhorias na conscientização e inclusão de estudantes com deficiência física nas instituições universitárias. Embora haja progresso, persistem desafios a serem enfrentados, tais como a carência de infraestrutura acessível e a discriminação por parte de determinados membros da comunidade acadêmica. O artigo objetiva refletir acerca da mobilidade de pessoas com deficiência física nas universidades, visando garantir o acesso e a igualdade, de modo a promover maior inclusão e oportunidades. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e como resultados elencamos três, a infraestrutura inadequada; falta de conscientização e sensibilização e a ausência de recursos de apoio para auxiliar as pessoas com deficiência física em suas atividades acadêmicas. Ao abordar esses desafios e buscar soluções, as universidades podem se tornar ambientes inclusivos, onde as pessoas com deficiência tenham igualdade de acesso, participação e oportunidades de sucesso acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lavínia Ferreira Miranda, Universidade Federal do Oeste do Pará

Formada no Curso Técnico em Florestas Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Óbidos. Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Neila Soiane Barbosa Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Formada no Curso Técnico em Florestas Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Óbidos. Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

 

Wanildo Figueiredo de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil, Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia São Leopoldo Ra, Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio do Sinos.

Referências

BRASIL. Decreto nº 19 402, de 09 de dezembro de 1975. Dispõe sobre os Direitos das Pessoas Deficientes. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec_def.pdf Acesso em: 30 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146/2015, de 06 de julho de 2015. É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 29 nov. 2023.

FERREIRA, Jeanne Michelle Matozinhos de Carvalho. Acesso e permanência de pessoas com deficiência na Universidade de Brasília: sentidos de Educação Inclusiva. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39062 Acesso em: 22 nov. 2023.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: ATLAS, 2003. 311 p.

MAZERA, Maiara Suelen; SCHNEIDER, Dulcinéia Ghizoni; PADILHA, Maria Itayra. Política de acesso, acessibilidade e inclusão educacional da pessoa com deficiência: revisão integrativa. Revista Enfermagem UERJ, v. 29, n. 1, p. 55486, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/55486 Acesso em: 22 nov. 2023.

SOUZA, Symon Tiago Brandão de; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; VENÂNCIO, Luciana. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, e48178, 2022. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.8178.

Publicado

2024-02-29

Como Citar

Miranda, L. F., Silva, N. S. B., & Sousa, W. F. de. (2024). Pessoas com deficiência física nas universidades: uma reflexão sobre a garantia de igualdade e acesso : Personas con discapacidad física en las universidades: una reflexión sobre la garantía de igualdad y acceso. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12175

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)