Relato de experiência de acadêmica indígena da etnia Wai Wai sobre sua inclusão na UFOPA campus Óbidos
Palavras-chave:
Vivência, Relato, Indígena, InclusãoResumo
Resumo
A vivência no meio acadêmico é complexa desde o ingresso. Para os indígenas, torna-se ainda mais difícil a partir do momento em que é necessário deslocar-se de sua comunidade até outra cidade para ingressar em uma universidade em busca de seus sonhos, além de se adaptar a novas realidades, culturas e modos. Dessa forma, a discussão apresenta uma pesquisa realizada sobre a vivência de uma acadêmica indígena, pesquisadora-relatora na universidade, problematizando: Quais os desafios enfrentados na inclusão da acadêmica indígena no curso de Pedagogia da UFOPA, Campus Óbidos. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como acontece a inclusão da acadêmica indígena no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de caráter bibliográfico, relatando a experiência da acadêmica indígena na UFOPA. Foram utilizados como procedimentos de investigação entrevista semiestruturada com três perguntas base subjetivas com a acadêmica indígena, além de embasamento bibliográfico.
Downloads
Referências
AGUIAR, Gislaine Cardoso. A timidez no contexto escolar: um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escola. Trabalho de Conclusão ( Pedagogia – Licenciatura à Distância). Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/142833/000993424.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 fev. 2024.
AMES, Valesca Daiana B.; ALMEIDA, Marilis Lemos. Indígenas e ensino superior: as experiências universitárias dos estudantes Kaingang na UFRGS. Sociologias, Porto Alegre, ano 23, n. 56, jan-abr 2021, p. 244-275.
BRANDÃO, Z. A dialética macro/micro na sociologia da educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, SP, n. 113, p. 153-165, jul. 2001.
CUNHA, V. F; SCORSOLINI-COMIN, F. A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência. Psic. Rev. São Paulo, v. 28, n.1, p. 193-214, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/39837/29441 Acesso em: 28 nov. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas., 2002.
GROSJEAN, F. Bilinguismo Individual. Revista UFG, Goiânia, v. 10, n. 5, p. 163-76, 2008. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br. Acesso em: 29 nov. 2023.
MARTINS, Racquel Valério. et al. Aprendendo e ensinando a voar... A experiência das mulheres indígenas do Ceará com a educação. Revista Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.2, n.2, p.1-17, 2021.
PRINZ, J. Furnishing the Mind: Concepts and Their Perceptual Basis. MIT Press, 2002.
SOUSA, Janiele Santos de. Reflexividade sobre a cultura indígena na formação docente: um relato de experiência. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 1-11, 2022.
Entrevistada Cassiane Maruku, Wai Wai, Mapuera, Rio Trombetas -Pará, Em 08 de dezembro de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cassiane Maruku Wai Wai, Maria Francilane da Silva Ferreira, Lissandra Prata Silva, Wanildo Figueiredo de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.