Relato de uma experiência no PIBID: olhar de uma discente sobre suas vivências e desafios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13591

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Formação de professores, Reflexão da prática, PIBID

Resumen

Este artigo tem como objetivo relatar as vivências e desafios de uma licencianda do curso de matemática em momentos de formação, construção e desenvolvimento de oficinas, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática (2022- 2024), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores (CFP), localizado na cidade de Amargosa-BA. No decorrer de 18 meses de programa, a autora relata suas experiências em turmas de 6º ano e outra do 9º do Ensino Fundamental em duas escolas municipais de Amargosa- BA. Além de movimentos reflexivos que permearam todo período, assim como construções de conhecimentos pedagógicos, compartilhados com colegas da licenciatura, professores supervisores atuantes na Educação Básica, e a professora coordenadora da Instituição de Ensino Superior. Relata-se nesse texto o caminho percorrido pela discente, e os resultados desse processo formativo. Ao final dessa etapa, o PIBID contribuiu para a formação como futura professora, por proporcionar vivências em sala de aula; auxiliar na consolidação de conhecimentos e construção da identidade docente; bem como para o desenvolvimento de uma postura crítica. Ademais, a partir dos resultados observados nas oficinas, entende-se que promoveu a aprendizagem dos estudantes com mais significado, sobre os conteúdos desenvolvidos.

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Biografía del autor/a

Jamilly Luma Santos Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista de Iniciação Científica no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática (2022-2024).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora adjunta de ensino de matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM-UESC).

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Publicado

2025-06-30

Cómo citar

SILVA, J. L. S.; MADRUGA, Z. E. de F. Relato de uma experiência no PIBID: olhar de uma discente sobre suas vivências e desafios. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 1–17, 2025. DOI: 10.30938/bocehm.v12i34.13591. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/13591. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Relato de Experiência

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