Mulheres nas Ciências Exatas: um olhar para pesquisas científicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i25.5601

Palavras-chave:

Mulheres na Ciência, Mapeamento, Ciências Exatas

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa teórica que tem como objetivo compreender como as investigações científicas abordam a presença das mulheres nas ciências exatas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e como método de produção e análise de dados utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional. Foram realizadas buscas com a palavra-chave “mulheres nas ciências exatas” em quatro bases eletrônicas: portal Scielo; Google Acadêmico, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2010 e 2020. Após os critérios de filtragem estabelecidos, sendo eles: análise do título, leitura dos resumos e textos, foram selecionados sete trabalhos que compuseram o corpus de análise desta pesquisa. Para análise dos dados, foram selecionadas três categorias elencadas a priori, a saber: a) Objetivo(s) das pesquisas; b) Metodologia das pesquisas; e c) Resultados e contribuições das pesquisas. Os resultados apontam que a presença da mulher nas ciências exatas ainda aparece de maneira tímida, principalmente nos livros didáticos, carecendo de um maior foco e pesquisas sobre esta temática. No que tange à escola, cabe aos professores provocarem reflexões a respeito das contribuições e da presença da mulher nas ciências, ao longo da História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jailda da Silva dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora adjunta de ensino de matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM-UESC).

Referências

ARAÚJO, J. da S.; PINHEIRO, J. M. L. História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 565–578, 2021.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.

CABECEIRA, A. C. S. A vida de Hipácia de Alexandria: representações de gênero na antiguidade tardia. 2014. 43p Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) -. Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

CARVALHO, M. G; CASAGRANDE, L. S. Mulheres e Ciência: desafios e conquistas. R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.8, n.2, p. 20-35, Jul./Dez. 2011.

CORREA, I. S. Mulheres na produção de conhecimento científico. 44f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo Com habilitação na área de Ciências da natureza e matemática - CIEMA) - Universidade de Brasília. Planaltina – DF, 2013.

DZIELSKA, M. Hipátia de Alexandria. Lisboa: Editora Relógio D’Água, 2009.

ELIAS, N. C. A presença do gênero feminino no material didático de matemática – 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Colégio Pedro II. Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura. Rio de Janeiro, 2019.

FERNANDES, M. C. V. A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero. 2006. 108p. Dissertação (Mestrado em Educação) ‐ Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba, 2006.

FREITAS, M. A; TEXEIRA, A. B. M. A irrisória representação feminina no prêmio nobel e nas academias científicas brasileiras. Educa – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 4, n° 9, p. 144 a 158, set/dez, 2017.

GOMES, V. S. A Vida de Hipátia de Alexandria. 2019. Disponível em: http://mulheresnamatematica.sites.uff.br. Acesso em: 17 set. 2020.

LOPES, L. S; FERREIRA, A. L.A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática: Abakós, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75–88, nov. 2013 - ISSN: 2316–9451.

MADRUGA, Z. E. F.; BREDA, A. Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 3, n. 1, p. 67-81, 22 jul. 2017.

MAQUINÉ, C. C. Contribuição das mulheres nas ciências exatas: Levantamento histórico. 2017. 46p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Federal de São João del-Rei. Minas Gerais, 2017.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001. p.09-29.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. Â. História da Matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

OLIVEIRA, C. M. A presença das mulheres nas ciências exatas. Trabalho de Graduação em Licenciatura em Matemática – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.

PEREIRA, T. C. O papel da mulher na matemática: uma análise através do cinema. 2019, 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Valença, 2019.

ROSA, K; SILVA, M. E. G. Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física. Gênero, Niterói, v.16, n.1, p. 83 – 104, 2.sem. 2015.

SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Ed.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

VASCONCELOS, J. M; LEITE, B. P. B; MACEDO, L. M. S. Atuação das mulheres no universo da Matemática: o caso da Universidade Regional do Cariri – URCA. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”. Anais... Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – 31/07 a 03/08/2012.

Downloads

Publicado

2022-03-23

Como Citar

SANTOS, J. da S. dos; MADRUGA, Z. E. de F. Mulheres nas Ciências Exatas: um olhar para pesquisas científicas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 25, p. 20–34, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i25.5601. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5601. Acesso em: 21 nov. 2024.