O conceito de função na Teoria das Funções Analíticas de Joseph-Louis Lagrange (1813)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7964

Parole chiave:

História da Matemática, Conceito de Função, Funções Analíticas, Joseph-Louis Lagrange

Abstract

O século XVIII, com o advento da revolução industrial, presenciou um grande desenvolvimento científico e intelectual na Europa. Na França, além destes fatores, houve também o impulsionamento gerado pelas ideias iluministas e pela Revolução Francesa. Dentre os Matemáticos na França, Joseph-Louis Lagrange (1736 – 1813) foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do conhecimento neste período. Considerando as obras que obtiveram grande importância, destaca-se a intitulada “Théorie des Fonctions Analytiques” (TFA), publicada em 1797 e com segunda edição ampliada em 1813. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar os conteúdos pertencentes à primeira parte da segunda edição e o conceito de função como elemento central de todo o seu embasamento no TFA. Para tanto, realizamos uma pesquisa histórica a partir da obra digitalizada. Com isso, podemos perceber que o conceito de função estabelecido no Théorie está conformado ao pensamento matemático da época, cujo desenvolvimento ocorre em uma tentativa de moldar o cálculo infinitesimal no que tange ao estabelecimento de “padrões rigorosos” com foco no pensamento algébrico desconsiderando, portanto, questões geométricas enfatizadas por Newton e Leibniz.

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Biografie autore

Alailson Silva de Lira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando em Educação Ciências e Matemática pela UFPA (2018), Mestre em Educação, Ciências e Matemática pela UFPA, Licenciado em Matemática (UEPA) pela qual ganhou o primeiro lugar no prêmio de Melhor TCC 2013. Fez parte da Comissão organizadora do VII ao XI Encontro Paraense de Educação Matemática(EPAEM).Monitor das disciplinas "matemática presencial e EAD" e "Cálculo Diferencial e Integral" pela Universidade da Amazônia (UNAMA), monitor-professor em (2008 - 2009) do projeto "Aprender Ensinando e Ensinando a Aprender Matemática" e monitor de Informática pela UEPA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em, Fundamentos de Matemática Elementar, Geometria Euclidiana, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear; História da Matemática e Educação Matemática. fez parte da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-PA) no período de 2010-2017, Atualmente atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa em História da Matemática e Educação Matemática na Amazônia da UEPA e participa do Grupo de Pesquisa em História e Educação Matemática (GEHEM) da UFPA.

João Cláudio Brandemberg, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é Professor Associado IV da Faculdade de Matemática-ICEN-UFPA. Pesquisador em História da Matemática e Ensino de Matemática. Orientador de mestrado e doutorado – IEMCI-UFPA. Desde 2005, associado a SBHMat. Autor de livros com foco na história de conceitos matemáticos e suas aplicabilidades ao ensino de matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Pensamento matemático avançado, Imagem conceitual, História da Matemática, Ensino de Álgebra.

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Pubblicato

2022-04-22

Come citare

LIRA, A. S. de; BRANDEMBERG, J. C. . O conceito de função na Teoria das Funções Analíticas de Joseph-Louis Lagrange (1813). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 141–151, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.7964. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7964. Acesso em: 22 nov. 2024.