Levantamento de dissertações e teses sobre Helena Antipoff
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12452Parole chiave:
Helena Antipoff, Mensageiro Rural, Canto da Matemática, Ensino de AritméticaAbstract
Este artigo apresenta uma revisão de literatura de uma dissertação de mestrado em andamento, que se originou de uma perspectiva formativa, a partir de uma visita ao Memorial Helena Antipoff, atualmente Museu Helena Antipoff, localizado na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Unidade Ibirité. Realizou-se um levantamento no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), resultando em 61 trabalhos identificados. Dentre estes, foram selecionados sete: quatro teses de doutorado e três dissertações de mestrado, todos buscando investigar possíveis relações da estudiosa Helena Antipoff com a matemática e seu ensino. Os estudos analisados evidenciaram uma preferência pela abordagem qualitativa e pelo uso da técnica documental, sendo que a maioria dos pesquisadores utilizou mais de um documento em suas investigações. Adicionalmente, alguns trabalhos concentraram-se em um recorte temporal específico para coletar os dados principais. O levantamento revelou a ausência de pesquisas abordando a temática em questão, o que ressalta a necessidade de desenvolvimento de estudos relacionados a Helena Antipoff na perspectiva da Educação Matemática, particularmente no campo da História da Educação Matemática.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
ANTIPOFF, Daniel Iretzky. Helena Antipoff: sua vida, sua obra. Rio de Janeiro. J. Olympio, 1975.
BORGES, Adriana Araujo Pereira et al. Entre tratar e educar os excepcionais: Helena Antipoff e a psicologia na Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais (1932-1942). 2014.
CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Helena Antipoff: razão e sensibilidade na psicologia e na educação. Estudos avançados, v. 17, p. 209-231, 2003.
CASSEMIRO, Maria de Fátima Pio. Formação de Professores para a Educação Especial: a experiência de Helena Antipoff e seus colaboradores na Fazenda do Rosário na década de 1960. 2018. 409 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
DOS SANTOS, Sergio Geraldo; OLIVEIRA, Davidson Paulo Azevedo; MOURA, Roseli Alves. O Ensino de Aritmética no Mensageiro Rural: a perspectiva de Helena Antipoff. Anais-Seminário Nacional de História da Matemática, v. 15, 2023.
DUARTE, Adriana Otoni Silva Antunes. Psicologia na formação de professores rurais – Interligação entre teoria e prática nos cursos do Complexo Educacional Rural da Fazenda do Rosário (1948 - 1974). 2017. 344f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GUIMARÃES, Pedro Henrique Oliveira et al. Granjinhas escolares e a educação como a vida: apropriações do método de projeto na experiência da Fazenda do Rosário (1957-1969). 2020.
JUNQUEIRA, Carmem Miriam Maciel. Movimentos de alteridade, responsividade e responsabilidade em cartas de Helena Antipoff ao filho. Belo Horizonte: PUC, 2021.
NUNES, Daniela. Pesquisa historiográfica desafios e caminhos. rth|, v. 5, n. 1, p. 15-25, 2011.
MEIRA, Camila Jardim de; PELIZER, de oliveira; DANTAS, Paula. Práticas Pedagógicas na Fazenda do Rosário (1939-1974): uma pesquisa documental no acervo do Museu Helena Antipoff. Revista Interdisciplinar Sulear, 2020.
PASCOAL, Viviane Augusta Ramos Dias. Qualidade do ensino por meio da convergência entre o aprendizado significativo e a dialogicidade freiriana: estudo de caso Projeto Granjinhas Escolares da Fundação Helena Antipoff, no Município de Ibirité-MG. Belo Horizonte, 2017. 98 f.: il.
PINCER, Valeska de Mello. A formação de professores nos cursos de treinamento e aperfeiçoamento do Instituto Superior de Educação Rural–ISER: Fazenda do Rosário: 1955-1970. 2008. 134 f. 2008. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), Belo Horizonte.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Sérgio Geraldo dos Santos, Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Roseli Alves de Moura
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.