Uma análise da presença de artefatos egípcios e mesopotâmicos em livros didáticos de matemática do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12400

Palabras clave:

Livro didático, História da Matemática, artefatos mesopotâmicos, artefatos egípcios

Resumen

Essa pesquisa teve como objetivo pesquisar a forma em que é apresentada a História da Matemática sobre os artefatos mesopotâmicos e egípcios nos livros didáticos da coleção A Conquista da Matemática dos anos finais do ensino fundamental utilizados pela rede pública de ensino da Cidade de São Luís-MA. Metodologicamente desenvolveu-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa para a análise dos livros da coleção aprovados pelo PNLD 2018. Os resultados encontrados ao longo do processo de análise indicaram que os autores fizeram a representação do contexto histórico da Matemática de forma sucinta. Quanto a utilização de imagens de artefatos mesopotâmicos e egípcios, foi possível observar que são colocados de uma forma meramente demonstrativa sem nenhuma informação ou demonstração do saber matemático existente que venha a despertar o interesse do aluno para a compreensão desses artefatos considerando as formas matemáticas em que as antigas civilizações a utilizavam e as necessidades na qual a Matemática foi criada como forma de atender as necessidades de determinados povos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Thereza Cristinna Vieira Trindade, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Pós-Graduada em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade (FAMART) e mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência em ensino de Matemática na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e foi bolsista pela CAPES no Programa Residência Pedagógica e é bolsista CAPES enquanto mestranda.

Benjamim Cardoso da Silva Neto, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Licenciado em Matemática, Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática, Mestrado em Educação para Ciências e Matemática, Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMA - Campus São Raimundo das Mangabeiras. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEM (IFMA - Monte Castelo), é Líder do Grupo de Pesquisa em Aplicações Matemáticas e Educação Matemática - GAMEM (IFMA -São Raimundo das Mangabeiras. Pesquisa e estuda sobre possibilidades de inserção de abordagens didáticas da História da Matemática em sala de aula, Resolução de problemas, Etnomatemática, Modelagem Matemática e sobre o desenvolvimento de recursos e estratégias didáticas para o ensino de Matemática na Educação Básica.

Citas

BRASIL. Documento Curricular do Território Maranhense: para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, 2019. Disponível em: https://www.educacao.ma.gov.br/conheca-o-documento-curricular-do-territorio-maranhense-para-educacao-infantil-e-ensino-fundamental/. Acesso em: 19 mar 2024.

BRIDGEMAN IMAGENS. Tábua com escrita cuneiforme, c.1830-1530 a.C. (argila). Disponível em: Image of Tablet with cuneiform script, c.1830-1530 BC (clay) by Babylonian (bridgemanimages.com). Acesso em: 26 dez 2023.

CARDOSO, Edílson. Jonatah; ZUIN, Elenice de Souza Londron. CO 66: Equações quadráticas nos livros didáticos de Matemática: ainda “Fórmula de Bhaskara”?.In: XI Seminário Nacional de História da Matemática, Natal/RN. XI SNHM. Natal/RN: SBHMat, 2015.

D' AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 16 ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

FUNARI, Pedro Paulo A. Arqueologia Brasileira: visão geral e reavaliação. Revista de História da Arte e da Cultura, n. 1, p. 23-41, 1994.

GALVÃO, Maria Elisa Esteves Lopes. História da Matemática: dos números à geometria. Osasco: Edifieo, 2008.

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A Conquista da Matemática: 6º ano. 4 ed. São Paulo: FTD, 2018a.

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A Conquista da Matemática: 7º ano. 4 ed. São Paulo: FTD, 2018b.

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A Conquista da Matemática: 8º ano. 4 ed. São Paulo: FTD, 2018c.

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A Conquista da Matemática: 9º ano. 4 ed. São Paulo: FTD, 2018d.

GOMES, Marcos Luis. As práticas culturais de mobilização de história da matemática em livros didáticos destinados ao ensino médio. Zetetiké, Campinas, SP. v.18, p.433-448, 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646658.

MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica no ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

MENDES, Iran Abreu. Usos da história no ensino de Matemática: reflexões teóricas e experiências. 3 Ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022.

MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

PACHÊCO, Franklin Fernando Ferreira; SILVA, Andreza Santa da; PACHÊCO, Gisele Ferreira. Aspectos históricos abordados em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental: uma análise dos conteúdos. Revista Reamec, Cuiabá, v. 6, n. 1, p. 107-123, 2018. DOI: https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p107-123.i6073.

ROQUE, Tatiana. História da matemática. Editora: Schwarcz. (Companhia das Letras), 2012.

TEIXEIRA, Wilza Maria Adão Lopes; BERNARDES, Aline Caetano da Silva. História da Matemática em livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de História, Educação e Matemática. v. 6, n. 2, 2021.

VIANNA, Carlos Roberto. Matemática e História: algumas relações e implicações pedagógicas. 1995. 236 f. Grau acadêmico (dissertação) – Universidade de São Paulo. 1995.

SAITO, Fumikazu. A Pesquisa Histórica e Filosófica na Educação Matemática. Revista Eventos Pedagógicos, 24 ed. v. 9, n. 2, p. 604-618, 2018. DOI: 10.30681/2236-3165.

SEXTO JUNIOR, Agnaldo; BORGES, Fábio Alexandre; LORIN, João Henrique. Abordagens da História da Matemática nos livros didáticos: que aspectos são enfatizados em pesquisas brasileiras? Revista Insignare Scientia, Paraná, PR. v. 6, n. 4. 2023.

Publicado

2024-05-01

Cómo citar

TRINDADE, T. C. V.; SILVA NETO, B. C. da. Uma análise da presença de artefatos egípcios e mesopotâmicos em livros didáticos de matemática do ensino fundamental. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–17, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12400. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12400. Acesso em: 22 nov. 2024.