Uma análise da presença de artefatos egípcios e mesopotâmicos em livros didáticos de matemática do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12400

Palavras-chave:

Livro didático, História da Matemática, artefatos mesopotâmicos, artefatos egípcios

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo pesquisar a forma em que é apresentada a História da Matemática sobre os artefatos mesopotâmicos e egípcios nos livros didáticos da coleção A Conquista da Matemática dos anos finais do ensino fundamental utilizados pela rede pública de ensino da Cidade de São Luís-MA. Metodologicamente desenvolveu-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa para a análise dos livros da coleção aprovados pelo PNLD 2018. Os resultados encontrados ao longo do processo de análise indicaram que os autores fizeram a representação do contexto histórico da Matemática de forma sucinta. Quanto a utilização de imagens de artefatos mesopotâmicos e egípcios, foi possível observar que são colocados de uma forma meramente demonstrativa sem nenhuma informação ou demonstração do saber matemático existente que venha a despertar o interesse do aluno para a compreensão desses artefatos considerando as formas matemáticas em que as antigas civilizações a utilizavam e as necessidades na qual a Matemática foi criada como forma de atender as necessidades de determinados povos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thereza Cristinna Vieira Trindade, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Pós-Graduada em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade (FAMART) e mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência em ensino de Matemática na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e foi bolsista pela CAPES no Programa Residência Pedagógica e é bolsista CAPES enquanto mestranda.

Benjamim Cardoso da Silva Neto, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Licenciado em Matemática, Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática, Mestrado em Educação para Ciências e Matemática, Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMA - Campus São Raimundo das Mangabeiras. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEM (IFMA - Monte Castelo), é Líder do Grupo de Pesquisa em Aplicações Matemáticas e Educação Matemática - GAMEM (IFMA -São Raimundo das Mangabeiras. Pesquisa e estuda sobre possibilidades de inserção de abordagens didáticas da História da Matemática em sala de aula, Resolução de problemas, Etnomatemática, Modelagem Matemática e sobre o desenvolvimento de recursos e estratégias didáticas para o ensino de Matemática na Educação Básica.

Referências

BRASIL. Documento Curricular do Território Maranhense: para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, 2019. Disponível em: https://www.educacao.ma.gov.br/conheca-o-documento-curricular-do-territorio-maranhense-para-educacao-infantil-e-ensino-fundamental/. Acesso em: 19 mar 2024.

BRIDGEMAN IMAGENS. Tábua com escrita cuneiforme, c.1830-1530 a.C. (argila). Disponível em: Image of Tablet with cuneiform script, c.1830-1530 BC (clay) by Babylonian (bridgemanimages.com). Acesso em: 26 dez 2023.

CARDOSO, Edílson. Jonatah; ZUIN, Elenice de Souza Londron. CO 66: Equações quadráticas nos livros didáticos de Matemática: ainda “Fórmula de Bhaskara”?.In: XI Seminário Nacional de História da Matemática, Natal/RN. XI SNHM. Natal/RN: SBHMat, 2015.

D' AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 16 ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

FUNARI, Pedro Paulo A. Arqueologia Brasileira: visão geral e reavaliação. Revista de História da Arte e da Cultura, n. 1, p. 23-41, 1994.

GALVÃO, Maria Elisa Esteves Lopes. História da Matemática: dos números à geometria. Osasco: Edifieo, 2008.

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A Conquista da Matemática: 6º ano. 4 ed. São Paulo: FTD, 2018a.

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A Conquista da Matemática: 7º ano. 4 ed. São Paulo: FTD, 2018b.

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A Conquista da Matemática: 8º ano. 4 ed. São Paulo: FTD, 2018c.

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A Conquista da Matemática: 9º ano. 4 ed. São Paulo: FTD, 2018d.

GOMES, Marcos Luis. As práticas culturais de mobilização de história da matemática em livros didáticos destinados ao ensino médio. Zetetiké, Campinas, SP. v.18, p.433-448, 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646658.

MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica no ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

MENDES, Iran Abreu. Usos da história no ensino de Matemática: reflexões teóricas e experiências. 3 Ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022.

MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

PACHÊCO, Franklin Fernando Ferreira; SILVA, Andreza Santa da; PACHÊCO, Gisele Ferreira. Aspectos históricos abordados em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental: uma análise dos conteúdos. Revista Reamec, Cuiabá, v. 6, n. 1, p. 107-123, 2018. DOI: https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p107-123.i6073.

ROQUE, Tatiana. História da matemática. Editora: Schwarcz. (Companhia das Letras), 2012.

TEIXEIRA, Wilza Maria Adão Lopes; BERNARDES, Aline Caetano da Silva. História da Matemática em livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de História, Educação e Matemática. v. 6, n. 2, 2021.

VIANNA, Carlos Roberto. Matemática e História: algumas relações e implicações pedagógicas. 1995. 236 f. Grau acadêmico (dissertação) – Universidade de São Paulo. 1995.

SAITO, Fumikazu. A Pesquisa Histórica e Filosófica na Educação Matemática. Revista Eventos Pedagógicos, 24 ed. v. 9, n. 2, p. 604-618, 2018. DOI: 10.30681/2236-3165.

SEXTO JUNIOR, Agnaldo; BORGES, Fábio Alexandre; LORIN, João Henrique. Abordagens da História da Matemática nos livros didáticos: que aspectos são enfatizados em pesquisas brasileiras? Revista Insignare Scientia, Paraná, PR. v. 6, n. 4. 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

TRINDADE, T. C. V.; SILVA NETO, B. C. da. Uma análise da presença de artefatos egípcios e mesopotâmicos em livros didáticos de matemática do ensino fundamental. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–17, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12400. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12400. Acesso em: 22 nov. 2024.