ENSINO DA REGRA DE TRÊS
A PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2830Keywords:
Regra de Três; Liber Quadratorum; Práxis; Aprendizagem; Ensino.Abstract
Temos na História da Matemática, uma ferramenta metodológica que pode ajudar o professor que ensina matemática na construção do conhecimento matemático escolar, por meio de fontes, contextos, problemas e textos históricos. Destes podemos citar o Liber Quadratorum, escrito por Leonardo de Pisa (1180 – 1250) em 1225 no século XIII, de forma particular, a proposição cinco deste livro. Há consenso entre profissionais de educação que novos métodos, estratégias e a inserção de instrumentos que facilitem o ensino da Matemática são necessários para prender a atenção dos alunos em sala de aula. Essa tarefa nos parece desafiadora para o momento atual visto a constante mudança que as tecnologias da informação e comunicação proporcionam a cada instante com velocidade. Pensando em proporcionar ao professor alternativas metodológicas de certo modo inovadoras que sejam objetivamente possíveis de serem executadas, propomos neste artigo, como objetivo, buscar construir uma praxeologia para Regra de Três considerando a proposição cinco e sua demonstração como provedora de um contexto próprio de estudo em Matemática. Para isso, desenvolveremos este trabalho à luz da História da Matemática auxiliada pela noção de praxeologia como referencial teórico-metodológico. Os resultados apontam a proposição cinco do Liber Quadratorum e sua demonstração como dispositivo didático eficaz para o estudo da Regra de Três, promove a iniciação ao estudo de álgebra, além de se apresentar como um instrumento essencial para um fazer de modelização matemática possível na educação básica atendendo aos anseios relacionados à interação harmoniosa entre os componentes dos processos didáticos de modo que culminem em aprendizagens duradouras e significativas.
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