APLICAÇÃO DE CÁLCULO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DE ÁREAS E VOLUMES COM USO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPULÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v6i17.1426Keywords:
Matemática, Ensino, Materiais concretos manipuláveis, Máximos e mínimos, OtimizaçãoAbstract
Com base na experiência docente e discente dos autores nas aulas de Cálculo Diferencial e estudos realizados por outros pesquisadores, percebeu-se que o ensino de matemática nos cursos superiores carece de uma eminente reestruturação de seus métodos e metodologias para as práticas pedagógicas. Surge, então, a questão norteadora dessa pesquisa: O estudo com material concreto manipulável pode auxiliar no aprendizado de derivadas? Frente a essa questão, a pesquisa realizada teve o objetivo de analisar se o estudo de otimização de áreas e volumes com a confecção de material concreto manipulável auxilia na compreensão do conceito e da aplicação desse conteúdo. Visto que a otimização é um dos conteúdos estudados dentro do Cálculo Diferencial. Para cumprir tal objetivo, foi realizado um minicurso durante a I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JENPEX) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Confresa. Para a realização do minicurso foram utilizadas apostilas e projetor de imagem para exploração das atividades planejadas. As atividades foram subsidiadas de modo a aguçar a criatividade dos participantes com a utilização de materiais manipuláveis. Por fim, considera-se que o objetivo estabelecido por essa investigação foi atingido, pois as atividades desenvolvidas com a utilização de materiais concretos manipuláveis possibilitaram aos estudantes maior interação entre teoria e prática devido conseguirem, por meio da confecção e manuseio desses materiais, construir conceitos sobre otimização e analisá-los.
Downloads
Metrics
References
ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Criatividade e ensino. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 6, n. 1, p. 13-16, 1986. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v6n1/04.pdf >. Acesso em: 22 jan. 2018.
ALVES, Carla; MORAIS, Carlos. Recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da matemática. In: VALE, Isabel, et al. (Org.). Números e álgebra: na aprendizagem da matemática e na formação de professores. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2006. p. 335-349. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/1087 >. Acesso em: 21 jan. 2018.
ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino de matemática. São Paulo: Papirus Editora, 2006.
ÁVILA, Geraldo. O ensino de Cálculo no 2.° grau. Revista do Professor de Matemática, Rio de Janeiro, v. 18, 1991. Disponível em: <http://rpm.org.br/cdrpm/18/1.htm >. Acesso em: 23 jan. 2018.
AYRES, Frank; MENDELSON, Elliott. Cálculo. Tradução de Adonai Schlup Sant'Ana. 5ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
AZEVEDO, Carlon Gama de. Problemas de otimização no ensino médio. 2015. 54 f. Manaus: Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. Disponível em: <http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4640 >. Acesso em: 25 jan. 2018.
BOTAS, Dilaila; MOREIRA, Darlinda. A utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática: um estudo no 1º Ciclo. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 26, n. 1, p. 253-286, 2013. Disponível em:<http://www.redalyc.org/pdf/374/37428913010.pdf >. Acesso em: 27 jan. 2018.
BOYER, Carl Benjamin. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula: cálculo. Tradução de Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1992.
CABRAL, Joana Filipa Oliveira. Problemas de otimização no contexto das derivadas. Lisboa. 275 f. 2015: Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015. Disponível em:<http://hdl.handle.net/10451/22707 >. Acesso em: 15 jan. 2018.
CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do Ensino da Matemática. 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
CAVASOTTO, Marcelo. Dificuldades na aprendizagem de cálculo: o que os erros cometidos pelos alunos podem informar. 100 f. Porto Alegre: Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em:<http://meriva.pucrs.br:8080/dspace/handle/10923/3000 >. Acesso em: 10 jan. 2018.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 23ª. ed. Campinas: Papirus, 2012. (Coleção Perspectiva em Educação Matemática).
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993.
GRAVINA, Maria Alice; SANTAROSA, Lucila Maria Costi. Aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. Revista Informática na Educação Teoria e Prática, Porto Alegre, v. 1, 1999. Disponível em:<http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/20962 >. Acesso em: 12 jan. 2018.
GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo. 5ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, v. 1, 2013.
LOPES, Thiago Beirigo; SANTOS, Leniedson Guedes dos. O uso do Geogebra como ferramenta auxiliar para estudo da reta tangente a um gráfico. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. v. 14, n. 2, p. 1-10, 2016. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70637 >. Acesso em: 8 jan 2017.
MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares de; MELLO, Maria Helena Campos Soares de. Integração entre o ensino de cálculo e o de pesquisa operacional. Revista Produção, v. 13, n. 2, p. 123-129, 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/%0D/prod/v13n2/v13n2a12.pdf >. Acesso em: 22 fev. 2018.
MUNEM, Mustafa A.; FOULIS, David J. Cálculo. Rio de Janeiro: LTC, v. 1, 1982.
NAKANO, Tatiana de Cássia. Programas de treinamento em criatividade: conhecendo as práticas e resultados. Psicologia Escolar e Educacional, v. 15, n. 2, p. 311-322, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v15n2/v15n2a13.pdf >. Acesso em: 18 jan. 2018.
OTAVIANO, Alessandra Barbosa Nunes; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de; FUKUDA, Cláudia Cristina. Estímulo à criatividade por professores de Matemática e motivação do aluno. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 16, n. 1, p. 61-69, jan/jun 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v16n1/07.pdf >. Acesso em: 19 jan. 2018.
PINTO, Rieuse Lopes. Definições matemáticas sobre funções e suas derivadas como um eixo de discussão para o ensino e a aprendizagem do cálculo. 2014. 143f. Ouro Preto: Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014. Disponível em: <http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/3705 >. Acesso em: 25 jan. 2018.
ROCHA, Alan Martins. Problema de otimização envolvendo a matemática do ensino médio. 2013. 52 f. Goiânia: Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2955 >. Acesso em: 21 fev. 2018.
RODRIGUES, Fredy Coelho; GAZIRE, Eliane Scheid. Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à reflexão. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 187-196, dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/26126 >. Acesso em: 18 fev. 2018.
SERRAZINA, Lurdes. Os materiais e o ensino da Matemática. Educação e Matemática, Lisboa, v. 13, n. 1, p. 1 (Editorial), 1990. Disponível em: <http://www.apm.pt/files/_EM13_pp01_4d6bd9e8e8334.pdf >. Acesso em: 25 jan. 2018.
SILVA, Carlos Rodrigues da; SOUSA, Kelia Rodrigues de Queiroz. Cálculo: uma proposta possível para o ensino médio. Revista Panorâmica On-Line, Barra do Garças, v. 17, p. 81 - 89, 2014. Disponível em: <http://revistas.cua.ufmt.br/index.php/revistapanoramica/article/viewFile/595/234 >. Acesso em: 23 jan. 2018.